Balões visto da estrada (foto: Donisete de Almeida/ Divulgação)
Ontem (30/6), no terceiro dia de provas do 18º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que acontece desde segunda em Rio Claro (SP), a disputa é intensa, sem favoritos. O campeonato termina amanhã, dia 2.
Os desafios da manhã foram fly in, valsa de hesitação, cotovelo e a caixa, tradicionais provas de balonismo. O piloto Ademir Brollaci lançou sua marca a pouco mais de 2m do alvo foi o melhor na primeira prova do dia. O atual campeão Sacha Haim, também pode comemorar, já que foi o segundo melhor na prova do fly in, lançando sua marca a 18,18m do alvo determinado.
Na tarde de quarta, a maioria dos pilotos teve dificuldade de cumprir as tarefas por conta da instabilidade dos ventos. A meta era declarar dois alvos e ainda a realização da prova de mínima distância.
Mesmo com todas as dificuldades, o melhor da prova foi novamente o goiano Lupércio Barros, que definiu seus alvos e alcançou 7.767 pontos na metade do campeonato.
Fábio Passos soma 7.299 pontos e ocupa a segunda colocação, seguido de Wagner Pascoalino, com 6.974. “A instabilidade do vento nos prejudica porque qualquer mudança no ar derruba o nosso plano de vôo”, disse Lupércio.
Sacha – O experiente Sacha Haim, da equipe Reebok, ficou bastante chateado com a situação. “Foi bem complicado, e eu não consegui finalizar as tarefas, os ventos não estão ajudando e mudam rapidamente de direção, acho que fiquei com a última colocação”, comentou.
O piloto Paulo Toledo concorda com Sacha. “Realmente o vento estava traiçoeiro, tanto que muitos, como é o meu caso, não conseguiram cumprir os objetivos desta tarde”, disse o piloto da equipe Senac.
O 18º Campeonato Brasileiro de Balonismo é uma realização da Prefeitura Municipal de Rio Claro através da Secretaria Municipal de Turismo. A organização é da Associação Brasileira de Balonismo (ABB) com patrocínio da Ultragaz, fornecedora de 20 mil quilos de gás propano, o combustível dos balões.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 1, 2005