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Bruno Saby é campeão mundial FIA em 2005

Redação Webventure/ Offroad

Eu não vejo nenhuma razão para que não esperemos mais do Dakar 2006  declarou o diretor na equipe Touareg (foto: Divulgação Volkswagen)
Eu não vejo nenhuma razão para que não esperemos mais do Dakar 2006 declarou o diretor na equipe Touareg (foto: Divulgação Volkswagen)

A dupla francesa da Volkswagen, Bruno Saby/Michel Périn, venceu o Rally do Oriente e conquistou por antecipação o título no Mundial FIA de Cross-Country. Foi a terceira vitória da dupla no Mundial FIA somando 34 pontos na liderança e matematicamente faturando o título mundial de 2005.

“É um grande momento para mim, difícil descrever o que estou sentindo”, falou Saby em meio a festa da Volks na chegada da sexta especial do rali em Ankara, capital da Turquia. “Este foi a primeira vez na minha carreira onde eu estive absoluto na conquista de um título mundial”, confessou. “Também adorei vencer aqui na Turquia. O Rally do Oriente foi uma experiência muito diferente das outras provas do Mundial no deserto. A experiência aqui deve nos ajudar muito porque o Dakar 2006 deve passar pela Guiné com estradas semelhantes a estas”.

Fechando com chave de ouro a conquista do Mundial e do Rally do Oriente, Saby foi absoluto nas três últimas etapas do rali e teve a colaboração de seu companheiro de equipe, o sul-africano Giniel De Villiers, que nas últimas etapas o escoltou até o podium em Ankara.

Motos – Sem sustos, Cyril Despres (Gauloises-KTM) levou o título de ponta a ponta no Rally do Oriente. Sem a presença dos principais adversários da equipe Repsol-KTM, os franceses da Gauloises dominaram na Turquia. David Casteu e Michel Gau, ambos Gauloises-KTM, fizeram o segundo e terceiro lugar na classificação geral do Rally.

A vitória na Turquia teve sabor refrescante para Despres após sua decepcionante participação no Rally do Marrocos onde abandonou no meio revoltado com uma penalização por conduta anti-esportiva imposta pela FIM. A vitória deve colocar Despres na liderança do Mundial de Rally com 50 pontos, três a mais que os espanhóis Isidre Esteve e Marc Coma, ambos da equipe Repsol-KTM e com 47 pontos no Mundial.

O chileno Carlo De Gavardo (La Tercera-KTM) também tem muito que comemorar de seu resultado no Turquia. Mesmo tendo sido penalizado, o que lhe custou o segundo lugar na classificação geral do rali, De Gavardo saí do Rally do Oriente como líder absoluto na categoria para motos até 450cc com 100 pontos acumulados. “Foi uma semana difícil e de uma dura aprendizagem”, comentou De Gavardo. “É difícil estar feliz porque perdi o segundo lugar na geral com duas quedas que me fizeram perder muito tempo. Mas o rali acabou e devo buscar os aspectos mais positivos que é vencer na categoria”, comentou. “Ser líder absoluto na 450cc, e estar entre os cinco primeiros pilotos com um motor 450cc é algo que ninguém no circuito pode fazer. É muito positivo estar com minha cilindrada entre estes pilotos de ponta”, comentou.

A próxima etapa do Mundial FIM será no Brasil, no Rally dos Sertões. Caso confirme sua participação nos Sertões, De Gavardo pode conquistar no Brasil o título Mundial 450cc por antecipação.

A vitória por antecipação no Mundial FIA de Rally Cross-Country deixou a equipe Touareg Volkswagen otimista para sua quinta participação no Dakar. O diretor da Volkswagen Motorsport, o alemão Kris Nissen, não escondia o otimismo no final do Rally do Oriente. “Nós sabemos que a equipe e os pilotos fizeram um grande avanço desde o Dakar 2005. Nós dominamos o Mundial de Rally Cross-Country e conquistamos o título duas provas antes do fim da temporada”, declarou Nissen.

O diretor da Volks também afirmou que a vitória no Mundial agora em 2005 está perfeitamente de acordo com o cronograma imaginado pela montadora alemã quando iniciou o projeto do Touareg em provas cross-country em 2000. Na época a alemã Jutta Kleinschmidt, que em 1999 foi a primeira mulher a vencer o Dakar com a Mitsubishi, abriu mão do segundo título para ser a primeira a pilotar o Touareg. “Nos sabíamos que seria um longo caminho desde a infância do projeto. Agora vamos continuar trabalhando duro nos próximos cinco meses. Eu não vejo nenhuma razão para que não esperemos mais do Dakar 2006”, completou Nissen.

Vindo da extinta equipe oficial da Nissan, o sul-africano Giniel de Villiers se mostrou integrado ao otimismo do time alemão. “Estou muito feliz com o título de Saby. Toda a equipe fez um grande trabalho”, comentou. “Estou cada dia mais a vontade no Touareg e vejo um grande futuro para o carro e para a equipe. Minha parceria com Bruno foi perfeita”, disse.

Além dos dois Touaregs que correram na Turquia, a Volks contará no Dakar com mais três carros. Jutta Kleinschmidt mais uma vez irá defender a escuderia alemã. Junto com ela a grande novidade é o espanhol Carlos Sainz, veterano do Mundial de Rali (WRC). Fechando a equipe com cinco carros, o norte-americano Robby Gordon deve confirmar sua segunda participação no Dakar pilotando o Touareg.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 2, 2005

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