Foto: Pixabay

Equipes curitibanas vencem a Extremaventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Extremaventura 2a etapa - Chão de pedras (foto: Wladimir Togumi)
Extremaventura 2a etapa – Chão de pedras (foto: Wladimir Togumi)

No último sábado (02/07) a cidade de Antonina, no litoral norte paranaense, foi palco da 2ª etapa do Circuito Try On Adventure Meeting Extremaventura.

A competição, válida pelo ranking paranaense de corrida de aventura, teve a participação de 162 atletas, divididos em 58 equipes vindas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

A prova contou com as modalidades canoagem em barcos infláveis (duck), trekking por áreas de matas nativas, mountain bike por estradas e trilhas e orientação (deslocamento em áreas desconhecidas com auxílio de carta topográfica e bússolas).

No final da corrida, atletas aprovaram o roteiro e o local da competição mesmo relatando a dificuldade de alguns trechos, principalmente de uma área de banhado, dentro de uma de floresta fechada, que os participantes tiveram que atravessar.

Após percorrer 40 km da categoria Aventura, em mais de seis horas de prova, a dupla Tramontrip, de Curitiba, formada por Evandro Luz Machado, 23 anos e estudante de Engenharia Elétrica, e Mayra Camargo Laska, também 23 anos, estudante de Desenho Industrial, cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar, na frente de outras 18 duplas.

Mesmo com uma proteção no joelho para aliviar as dores de uma tendinite, Evandro decidiu participar do campeonato e vibrou muito com o resultado. “Foi uma aventura desde o começo. Valeu o esforço!”. Sua colega, Mayra, feliz, chorava ao comemorar a façanha da dupla: “Até agora não acredito que chegamos em primeiro lugar”, comentava às pessoas que a cumprimentavam.

Esta foi apenas a segunda corrida que Evandro e Mayra disputaram. Em Guaratuba, na primeira etapa do Circuito, concluíram a prova em 6º lugar.

Categoria Expedição – Esforço maior tiveram as duplas e quartetos que participaram da prova na categoria Expedição. O roteiro completo tinha 70 km e, além de abranger todo o trajeto da outra categoria, quem participou da Expedição cumpriu atividades extras de mountain bike e canoagem.

Enquanto na categoria Aventura os vencedores concluíram a prova em seis horas, na Expedição a corrida se estendeu bem mais. Na etapa de Antonina, a largada foi às 9h45 e algumas equipes cruzaram a linha de chegada somente depois das 22h.

Já os vencedores chegaram às 18h25 no local. O quarteto campeão foi o Marumbi Try On, de Curitiba, formado por Clodoaldo Adriano Pasquini (administrador de empresas, 34 anos), Silvio César Castelan (bancário, 37 anos), Adriano José Safiano (vendedor, 29 anos) e Rosani Zeni (professora de Educação Física, 37 anos).

Com a terceira colocação na primeira etapa do campeonato, a equipe passou a liderar o Ranking Paranaense de Corridas de Aventura e é forte candidata a representar o Estado na etapa final do Try On Adventure Meeting (prova que reunirá os campeões dos circuitos estaduais de corridas de aventura do Brasil).

Depois de muita comemoração, mesmo bastante cansados, os integrantes tinham fôlego para destacar a beleza de alguns trechos durante a prova. “A Rosani tem toda razão quando diz que foi uma prova muito bonita. O visual fez com que a gente conseguisse arrumar energia para seguir na corrida”, comentava Adriano José Safiano, um dos integrantes da equipe.

Além de 23 quartetos, a categoria Expedição foi disputada ainda por 16 duplas. Quem chegou em primeiro foi a curitibana Stark Web Mountain, formada pelo empresário José Selski (31 anos) e pelo analista de sistemas Julian Sartori Langer (27 anos). Eles concluíram a prova às 20h40, depois de mais de 10 horas de seu início.

“Foi uma prova bastante difícil. No trecho final do duck, a gente tinha que cruzar os rios com muito cansaço”, conta José Selski ao descrever o penúltimo trecho da prova canoagem de 13km, que dava acesso trapiche próximo ao local de chegada no Centro de Antonina.

A próxima etapa paranaense do circuito acontecerá no dia 10 de setembro, no município de Tibagi, a 226km de Curitiba. Lá, os atletas encontrarão um ambiente diferente, em áreas de campos naturais, mas com igual destaque em termos de formações naturais e importância de sua conservação. Mais informações no site www.extremaventura.com.br.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 5, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure