Faixa convocou os esportistas da região. (foto: Divulgação)
O projeto Adote uma Montanha, no qual em um determinado dia os escaladores de diversas regiões fazem mutirão para a limpeza e preservação de locais de escalada, também é feito no Espírito Santo.
No dia 9 de abril, cerca de 40 voluntários, entre escaladores e praticantes de outros esportes de aventura do Estado, se concentraram na porta de entrada do Morro do Moreno, em Vila Velha, às 8h, onde se uniram com um só objetivo: cuidar da área mais freqüentada para a prática da Escalada na região da Grande Vitória.
O local possui mais de 40 vias de escalada, divididas em três setores: Testa, Boca e Barriga da Macaca. Estas denominações se devem ao fato do complexo do Morro do Moreno ter a semelhança ao perfil de uma macaca deitada. Isto pode ser observado para quem passa pela Terceira Ponte no sentido Vila Velha-Vitória.
Foram divididos diversos grupos de trabalho para atuarem em ações em prol da preservação ambiental do local. Os associados da Associação Capixaba de Escalada (ACE) ficaram responsáveis pela remoção das pichações no setor da Testa da Macaca, e outros grupos pela coleta de lixo nas diversas trilhas do setor da Barriga da Macaca.
Ao mesmo tempo em que aconteciam estas ações, outros atuavam na conscientização do pessoal que chegava visitando o local, como acontece em grande fluxo nos finais de semana, e estes acabavam aderindo à causa e ajudando nas ações. Também foram distribuídos folders com instruções de Mínimo Impacto em Ambientes Naturais.
Às 12h os trabalhos foram encerrados obtendo resultados muito positivos. No Espírito Santo a Adoção do Morro do Moreno se deu através da Associação Capixaba de Escalada ACE, no início de 2005, e este foi o primeiro evento de muitos outros que virão cuidando deste local de rara beleza dentro da região metropolitana.
Mais informações sobre o Projeto Adote Uma Montanha no Espírito Santo podem ser obtidas no site www.ace-es.org.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 7, 2005