Filmando a vista do mirante. (foto: CamilaChristianini/ www.webventure.com.br)
Nossa repórter passou o dia ao lado de Sérgio Sá, o Zolino, organizador do Caloi Adventure Camp – a prova que tem o maior número de equipes no Brasil – e constatou, durante a 3ª etapa do circuito realizada em São Pedro (SP), que ele corre mais que qualquer atleta. Confira a reportagem.
Zolino, copia. Essa foi a frase mais falada no rádio da organização durante a corrida de aventura Caloi Adventure Camp, que aconteceu no último domingo (17/07) na região de São Pedro (SP).
Perdi a conta de quantas vezes ouvi essa frase durante a prova, e muitas vozes diferentes. Eu coordeno um staff com 150 pessoas, e tenho que manter a calma, porque eles sempre esperam uma resposta rápida de mim, disse Sérgio de Sá, o Zolino, organizador do evento.
O Adventure Camp consiste em uma clínica de aventura para iniciantes, no sábado, e no domingo é dia da corrida curta, com aproximadamente 60 km de percurso, para os novos atletas colocarem em prática tudo o que aprenderam juntamente com as equipes mais experientes, que disputam a competição com o intuito de levar para casa um carro zero quilômetro ao final do circuito.
Preparação – A largada para Zolino é dada dois meses antes da competição, quando ele começa a preparar a etapa. São necessários, no mínimo, cinco finais de semanas de visitas na região para que a prova fique redonda. Tudo depende dele: a escolha da cidade, a logística, os profissionais que trabalharão no dia, as parcerias, tudo.
Na sexta-feira (15/07), Zolino chegou cedo em São Pedro para cobrar prefeitura, hotel, ambulâncias e ver se tudo estava conforme o combinado. Começo a ficar tenso no sábado a noite e só melhoro quando a última equipe chega, desabafou.
E nada de muitas horas de sono. Na madrugada da prova, entre 23h30 e 2h30, o organizador checou se estava tudo bem. Refez boa parte do percurso de carro e passou na primeira área de transição (AT) para saber se as bikes já estavam lá, prontas para os atletas que passariam ali por volta das 9 horas da manhã. Foi dormir às 3 h e acordou às 6h. Eu comparo a uma corrida de aventura longa para mim. Quando penso que dormi três horas, penso que dormi bem, contou.
Às 7h40 Zolino já estava no centro da cidade de São Pedro, para dar a largada para 121 equipes. Após a buzina inicial, entrou na caminhonete com sua filmadora sim, ele registra todos os momentos! – e saiu em direção ao mirante, de onde era possível avistar as primeiras equipes no trecho de trekking em uma estrada de terra.
No caminho ao AT, olhando para todos os lados, explicou: Uma das nossas maiores preocupações é não ter carro de apoio no mesmo percurso dos atletas. Mal chegou no AT e já deu ordem a um staff: Manda alguém lá para a porteira para não deixar ninguém passar para cá para bisbilhotar. Tudo para não atrapalhar os competidores, que iriam pegar as bikes e sair pedalando por aquela estrada.
No mais, seguiu com seu carro por boa parte do percurso incentivando os atletas e resolveu diversos problemas, desde arrumar um mecânico para o carro de uma garota que estava quebrado no meio da estrada até acalmar um competidor que teve uma peça de sua bicicleta quebrada quando um carro simplesmente passou por cima, enquanto ela estava encostada na estrada.
Quando soube que as primeiras equipes estavam cruzando a linha de chegada, Zolino seguiu para a praça para recebê-las. Cumprimentou a todos e disse que ali ainda não era o fim da prova. Agora recebo o feedback dos atletas, faço a premiação, recolho os equipamentos, faço o pagamento, vou finalizando, contou.
O resultado sai na quarta-feira, mas para mim o evento só acaba na festa de encerramento, daqui a duas semanas, quando apresentamos o vídeo. E quem pensa que a correria acaba por aí, está enganado. Na semana que vem já começo a trabalhar na próxima etapa, disse Zolino.
O Adventure Camp já realizou 19 competições organizadas por Zolino, desde 2001. A 4ª e última etapa do Circuito Caloi Adventure Camp 2005 irá acontecer em outubro ou novembro, no litoral, em local e data ainda não definidos. Mais informações sobre o evento no site www.adventurecamp.com.br.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: julho 19, 2005