Foto: Pixabay

Os personagens do rio Araguaia

Redação Webventure/ Offroad

O Araguaia também passa em Aruanã  final da primeira etapa do Sertões (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
O Araguaia também passa em Aruanã final da primeira etapa do Sertões (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de São Félix do Araguaia (MT) – A 13ª edição do Rally dos Sertões passa por três cidades ás margens do rio Araguaia. Aruanã, onde terminou a etapa de ontem, São Félix do Araguaia, hoje, e Santana do Araguaia, já no Pará, onde termina a etapa de amanhã.

O rio faz parte da vida dos moradores dessas cidades, como João Biondo, paulista de 53 anos que mudou há 28 para São Félix do Araguaia. “Eu estava indo para Manaus, acabei errando o caminho e conheci essa cidade, que me apaixonei na hora”, lembrou o motorista de caminhão. “Escolhi essa profissão, que considero uma aposentadoria adiantada. É a única em que posso ficar aqui por dois meses, curtindo o Araguaia”, contou.

João é conhecido como “Da Praia” na cidade, e é responsável pela produção de eventos nas praias do rio, que se formam em época de seca, como agora. “Minha relação com esse rio é de pura paixão. Não é poluído, tem muita coisa bonita, a flora e a fauna são maravilhosas. Um dos personagens desse rio é o Boto Cor-de-Rosa”, disse. O nome São Félix do Araguaia vem do santo padroeiro do rio, e foi dado ao povoado em 1948, por Severiano Neves, “um desbravador”, contou Biondo.

Rali – João é piloto de moto e já fez vários ralis pelo Brasil. No Sertões ele ficou responsável pela segurança no parque fechado. Já que a etapa é maratona, é muito importante controlar a entrada e saída de carros e pessoas no parque.

“A chegada do rali aqui na cidade é muito importante, não só pela beleza da prova, mas também pela cultura, novas informações para esse povo e também para chamar mais atenção para esse esporte”, comentou.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: agosto 1, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure