Brasil 1 foi acompanhado por uma procissão na saída para Portugal (foto: Hector Echebaster/ ZDL)
O Brasil 1 partiu no último sábado do Rio de Janeiro e nesse momento cruza o Atlântico até Portugal, local que servirá de base para a equipe até o início da Volvo Ocean Race, em novembro. A saída aconteceu na frente da Escola Naval e foi saudada com um tiro de canhão e uma procissão naval.
A viagem irá durar cerca de 20 dias e os tripulantes percorrerão mais de 4 mil milhas náuticas, o equivalente a 7.400 quilômetros até Cascais, cidade perto da capital portuguesa. Todos estão um pouco tristes por deixar o Brasil. O período que passamos aqui foi muito bom, mas todos sabemos que é preciso ir para a Europa, disse a australiana Adrienne Cahalan, navegadora da equipe.
Em uma linha reta, o trajeto tem 4000 milhas, mas por causa das variações de tempo, podemos percorrer até mil a mais. Temos de fugir das zonas de calmarias, disse a navegadora. O veleiro volta para o Brasil só em março de 2006, com previsão de chegada na semana do dia 13, quando a Volvo Ocean Race faz uma parada no Rio de Janeiro. No dia 25 haverá uma regata perto da costa, onde o público poderá apreciar a atuação dos VO70.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 22, 2005