Foto: Pixabay

Palestra sobre descompressão abre Simpósio PDIC no sábado

Redação Webventure/ Mergulho

Direto da Adventure Fair – Os amantes do mergulho tiveram a oportunidade de ter contato ou aperfeiçoar seus conhecimentos sobre mergulho técnico (TEK) durante a Adventure Sports Fair 2005. A feira abrigou o Simpósio de Mergulho TEK, organizado pela PDIC (Profissional Diving Instructor Corporation), uma das principais certificadoras de mergulho do mundo.

A Adventure Fair termina hoje na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo e o simpósio começou na quinta (25). Na sexta-feira aconteceram as palestras Análise de acidentes no mergulho TEK e O2 e o mergulho TEK.

O termo “mergulho TEK” é usado para diferenciar mergulhadores que utilizam misturas respiratórias gasosas especiais, bem como equipamentos e técnicas diferenciados para realizar mergulhos com uma profundidade e tempo maiores que a atividade recreativa (acima de 50 metros).

Doença descompressiva – Na manhã de ontem foi realizada a terceira palestra do simpósio. Maurício Henriques, instrutor categoria trainer da PDIC, instrutor tech da GUE e full cave credenciado pela NSS-CDS (National Speleological Society / Cave Diving Section – EUA) foi o palestrante.

Henriques falou sobre as causas da doença descompressiva (DD). Os fatores que causam a doença são o excesso de velocidade de subida do mergulhador, muitos mergulhos sucessivos, desidratação, fadiga e obesidade. A doença é caracterizada pelo excesso de nitrogênio no organismo, que ocasiona bolhas no sangue ou tecidos. Como sintomas, a doença pode ocasionar desde dores articulares e coceira na pele até queda de pressão arterial e distúrbios de visão.

Outro assunto abordado foi a teoria da descompressão. Por meio de um panorama histórico, foram apresentados os diferentes tipos de tabelas de descompressão, desde a Haldane, de 1906, passando pela Buhlmann, a VPM, (Varing Permeability Model) e a RGBM ( Reduced Gradient Bubble Model), além do modelo termodinâmico, criado em 1977, por Brian Hills e que exige paradas mais profundas durante a descompressão.

Para Daniel Parizoto, mergulhador há mais de 10 anos, a palestra foi compensadora. “Foi um momento importante para compartilhar experiências e tirar dúvidas, além de debater sobre temas que são polêmicos entre os mergulhadores”.

Este texto foi escrito por: Flávia Faccini, especial para o Webventure

Last modified: agosto 28, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure