Fizemos a capotagem da Black Betty nesta manhã, o que foi muito estimulante. As novas regras dizem que o barco tem que girar em 180 graus e temos que provar para as pessoas em volta que conseguimos colocá-lo no lugar sem ajuda externa. Além disso, o comandante e mais três tripulantes têm que estar a bordo.
Em uma situação real, a idéia é conseguir esperar por socorro com o barco virado para cima. O mastro provavelmente estará quebrado nesse momento e o barco estará bem mais pesado, mas você fica bem mais feliz esperando por socorro quando o veleiro não está de cabeça para baixo. Nunca estive de ponta cabeça antes e tomara que esse teste seja a única experiência desse tipo na minha vida.
O teste passou a existir depois que os VO60 capotaram com suas quilhas no ar. A Volvo incorporou o teste nas novas regras, então todos os sindicatos terão que aplicá-lo em seus barcos. Na última sexta foi a vez do ABN AMRO 2 passar pelo teste, também com muito sucesso. Os dois barcos passaram no teste com louvor.
Cheers,
Mike
Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, comandante do ABN AMRO 1
Last modified: setembro 12, 2005