Foto: Pixabay

Volvo Ocean Race: saiba mais sobre a competição

Redação Webventure/ Vela

O desafio
A Volvo Ocean Race é um dos maiores desafios da vela mundial. Uma volta no planeta passando pelas mais difíceis condições climáticas, envolvendo projetos milionários, com a mais alta tecnologia de barcos e equipamentos.

O barco
Para a edição 2005-2006 da prova, foi instituída a regra do VO70, um veleiro especial, de 70 pés (cerca de 21 metros), desenvolvido pelos melhores projetistas do mundo. A grande novidade é a quilha basculante, o contrapeso do veleiro, que passa a ser móvel. A peça se movimenta em até 40°, melhorando a navegação e aumentando a velocidade do veleiro.

Os heróis
Seis equipes irão competir entre os dias 5 de novembro de 2005 e 17 de junho de 2006, para uma das maiores consagrações do mundo da vela. Pela primeira vez velejadores brasileiros irão participar da Volvo Ocean Race. O Brasil 1 é o primeiro barco construído no Brasil a participar da prova, tripulado por seis brasileiros entre os 11 velejadores da equipe. Em um dos dois veleiros do Team ABN AMRO também está Lucas Brun, carioca selecionado entre 152 velejadores brasileiros para participar da prova. Também fazem parte da disputa o espanhol Movistar, o americano Pirates of Caribbean, o sueco Ericsson Racing Team e o australiano Premier Challenge.

O percurso
A Volvo passa pelos cinco continentes em etapas chamadas de pernas. Após a largada na Espanha, os veleiros seguem para a África do Sul, Austrália, Brasil com previsão de chega no dia 13 de março e Estados Unidos, para depois voltar para a Europa e terminar na Holanda. No final, vence quem acumular mais pontos, ganhos pela classificação a cada ponto de chegada, nas regatas in-port e nos pontos de passagem, como Fernando de Noronha.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 14, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure