Filme mostra a rotina de caçadores de naufrágios (foto: Divulgação)
Cenas de mergulho nas Bahamas misturadas com algumas de ação de tirar o fôlego, protagonizadas por Paul Walker (Velozes e Furiosos) e Jessica Alba (Sin City). Essa é a mistura de Mergulho Radical, que entra em cartaz no dia 11 de novembro somente nos cinemas.
Para quem acha que vai encontrar belíssimos recifes de coral, com espécies inusitadas de peixes, é melhor ficar em casa e assistir a um documentário do Discovery Channel. Mergulho Radical mostra a rotina de caçadores de naufrágios, com descidas em águas cristalinas, com um trabalho de direção que foi capaz de render tensão e ação às cenas de mergulho, diferente dos documentários sobre o esporte. Por outro lado, as imposições do cenário acabaram deixando um pouco de lado o potencial de mergulho nas Bahamas.
Para realizar as cenas, um avião e destroços de um navio foram afundados, sob aprovação do Ministério do Turismo das Bahamas, com a condição de não prejudicar nenhum ecossistema. Colocamos uma estrutura de aço pré-fabricada coberta com coral artificial que serviu de âncora para os aviões, disse o diretor de arte David Klassen. Foi preciso encontrar uma área praticamente estéril para realizar as filmagens.
Prender o fôlego – O casal Jared e Sam (Walker e Alba) trabalham no arquipélago de cerca de 700 ilhas a 50 milhas da costa da Flórida. Vivem tranqüilos, até um mergulho com um casal de amigos, quando acham um avião afundado e restos de um naufrágio. Durante o filme os quatro percebem que muita gente está atrás das descobertas que fizeram e os perigos vão desde traficantes de drogas até tubarões.
Os últimos, aliás, formam um personagem aparte no filme. A equipe de produção passou semanas caçando tubarões-tigre, que não têm um grande retrospecto de ataques gratuitos ao homem, mas assustam pela aparência. Praticamente todos os mergulhos do filme são entre tubarões, o que garante uma tensão maior, bem diferente das filmagens relaxantes do esporte.
Mergulho Radical traz cenas curiosas para quem nunca mergulhou, como alguns procedimentos no caso de acidentes ou imprevistos. Para os que já tiveram a experiência, a vontade ao sair do cinema é de ir direto para a praia.
Serviço
Mergulho Radical – 111 minutos
Roteiro: Matt Johnson
Direção: John Stockwell
http://www.foxfilm.com.br/mergulhoradical/
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: novembro 2, 2005