Rafael e Marina nos preparativos da corrida (foto: Quasar Lontra)
Direto da Nova Zelândia, a equipe Mitsubishi Salomon Quasar Lontra se prepara para a largada do Mundial de Corrida de Aventura, o AR World Championship. A corrida é a tradicional Southern Traverse. O capitão da Quasar Lontra, Rafael Campos, conta detalhes da preparação da equipe.
No sábado, realizamos simulados das transições, para que todos ficassem bem engrenados, uma vez que nosso apoio aqui não é o mesmo que faz apoio nas provas no Brasil. Lá eles já sabem tudo, e aqui sentimos a necessidade de treinarmos, inclusive para situar o Gary Clunei, o kiwi. Ele faz prova há apenas seis meses e esta será sua primeira prova longa.
Hoje iremos para o briefing, daqui a pouco, mas já temos algumas informações da prova. Saiu no jornal da cidade, inclusive um mapa em escala próxima de 1:350000. em cima dele, consegui estimar mais ou menos as distâncias, além de ver a ordem das modalidades. Com isso já foi possível fazermos um pequeno briefing com toda a equipe, inclusive os 3 apoios, para definirmos grosso modo a comida que devemos comer em cada trecho.
Algumas coisas ainda estão indefinidas, mas deu para supor como serão as outras. A previsão é de que a prova acabe na sexta-feira à tarde, se tudo correr bem. Veja a fotografia do jornal nas fotos.
Vamos à prova – A largada deve ser de corrida na praia, cerca de 15km CP1 pegamos os caiaques para uma remada de 30km. O mar aqui é gelado, e tem uma certa ondulação e ondas.
Ontem o mar estava com ondas de cerca de 1 metro. E venta muito! No CP2 partimos para MTB, em um percurso de cerca de 38km No CP5 partimos então para o primeiro trekking. Isto deve ocorrer por volta das 18h local. Neste trekking serão 35k.
No segundo dia de prova, faremos o rafting em corredeiras com até nível III. Não haverá guia no botes. Eu vou guiar e ontem treinamos os comandos com o Gary Clunei, nosso kiwi da equipe. Partimos então para outro trekking, de 35 km, que deve durar cerca de 18h ou mais.
Na seqüência, o maior trecho de MTB, aproximadamente 90km. Chegamos então ao PC 21, onde partimos para mais um trekking de 35 km. Pela nossa previsão, todos os trekking em mata devem atravessar as noites.
No CP25 partimos para 50km de caiaque no Buller river. No CP 27 partimos então para novo trekking, também pegando a maior parte a noite, e quase todo praticamente sem trilhas. Ao final dele, já estaremos n último dia de prova, pegamos as MTB e vamos para o trecho de caverna.
Mais 20km de MTB e fazemos as técnicas verticais, novamente na costa (mar). Dali restarão apenas 16km para a chegada, provavelmente de trekking pela areia da praia, incluindo 2 travessias de rios.
Pelos nossos cálculos, todas as noites serão de trekking. É aí que as previsões podem falhar bastante. Parece que todos ao sem trilhas, a velocidade deve ser lenta e desgastante, e a navegação muito complexa.
A equipe Mitsubishi Salomon Quasar Lontra tem o patrocínio de Mitsubishi Motors e Salomon, apoios de Trek, GU, Thule, Academia Reebok Sports Club, Oakley, Hidro 2, Ciclo Caravelle, Viasport, Assessoria Esportiva 4 Any 1, Headwear e Academia Competition.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: novembro 13, 2005