O MTB 12 Horas, tradicional prova de circuito de mountain bike, reuniu quase 500 ciclistas em nove categorias desde à meia-noite de ontem até o meio-dia de hoje, nos arredores do Shopping Serra Azul, em Itupeva (SP). O vencedor na categoria masculina solo, Tinker Juarez, que é especialista nas provas de endurance e agora é bicampeão do MTB 12 Horas (ele venceu em 2003 também) elogiou a competição apesar das dificuldades deste ano.
Estou bem, mas foi muito duro. Bem pior do que a primeira vez que ganhei aqui. Os adversários estiveram sempre perto e tive de pedalar muito para garantir o bi, explicou o ciclista. Esta prova é muito boa e serve como preparação em razão de preferir distâncias mais longas. Fiquei feliz por ter vencido nos dez anos do evento, finalizou Tinker. O biker disputará a Race Across América em 2006, a maior corrida do gênero, que corta os EUA de oeste a leste.
A revelação da prova, em segundo, o paraibano Joseilton Gomes que ficou em segundo lugar, participou pela terceira vez. Estive aqui em 99 e 2004, mas agora foi minha estréia na Solo. Vim antes por brincadeira, mas desta vez para competir. Sinto somente não ter tido oportunidade de fazer um treinamento melhor, pois acabei cansando muito. Este resultado foi muito bom, mas não sei o que vai significar na minha vida, pois não vivo disso, explicou o atleta, que ganhou a inscrição para uma prova na Costa Rica em novembro de 2006. Ainda não sei se vou. Se não tiver condições de ganhar, não irei.”
Bicampeã Alziane – A cearence Alziane Diógenes era só alegria após a vitória. Estou no esporte há sete anos e tive de me esforçar para conseguir vencer aqui. Fiz, ao longo do ano, treinos exaustivos e ainda tive de sacrificar várias provas para ter um bom desempenho aqui. Estou feliz porque tudo deu certo, afirmou a atleta de 33 anos, natural da cidade de Crato e que mora em Recife (PE).
Alziane quer mesmo é competir no exterior. Quero correr com as gringas lá fora, em provas de longa duração. Com a inscrição que ganhei para a Ruta de Los Conquistadores, na Costa Rica, esse sonho vai se tornar realidade, ressaltou a ciclista, que tem no currículo o tricampeonato no Piocerá, no Bike Race Across e no Campeonato Cearense.
Os ciclistas profissionais Murilo Fischer (eleito o melhor da Europa em 2005) e Luciano Pagliarini (que corre na Espanha) terminaram a categoria 110 a 130 anos, ao lado de Cleber Anderson e Soelito Gohr, na segunda colocação com 29 voltas.
Já o Quarteto Fantástico, com os profissionais e ícones do ciclistmo de montanha brasileiro Marcio Ravelli, Adriana Nascimento, Erivan de Lima e Patrícia Loureiro (que somam 21 títulos nacionais), venceu a categoria Mista, com 27.
Murilo Fischer gostou do evento, que utilizou como treinamento. Foi muito intensa, mas valeu como preparação para as competições de 2006 na Europa. Mas vale pela diversão porque pude encontrar meus amigos em uma competição diferente, explicou.
A mineira Érika Gramiscelli, que decidiu correr na última hora, considerou sua performance positiva. Valeu como uma etapa da preparação. Escolhi a categoria Solo por causa dos pontos no ranking, já que meu objetivo é conseguir uma vaga no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro”.
A melhor performance foi da equipe Sundown Racing Team, com 33 voltas, e que ainda venceu os desafios de 10 Voltas, 10 Horas e Noturno.
Os vencedores de cada categoria foram os seguintes: Solo masculino, Tinker Juarez (EUA), 27 voltas; Solo feminino, Alziane Diógenes (BRA), 21; Duplas, Robson Ferreira/Daniel Resende (BRA), 31; Mista (dois homens e duas mulheres), 4 Fantásticos, 27; Categoria 5 (soma das idades até 90 anos), Monte Santo, 30; Categoria 6 (91 a 110), Sundown Racing Team, 33; Categoria 7 (110 a 130), Bianchi, 30; Categoria 8 (131 a 150), Pneu Center-Coyotes, 32; Categoria 9 (151 em diante), Fuji Bike/Serp, 30.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 20, 2005