Integração e entrosamento dos cicloturistas. (foto: Divulgação)
O Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura teve quatro dias de evento e cerca de 100 participantes na cidade de Paraibuna (SP), no Vale do Paraíba.
Os cicloturistas pedalaram sem pressa pelas margens do rio e pelas estradas de terra, no ritmo de uma boa conversa, somente interrompida quando surgia uma desafiadora subida pelo caminho.
Os passeios foram feitos no período da manhã e o destaque ficou para as várias famílias que participaram. Pais e filhos aproveitaram o feriado para pedalarem juntos.
Alguns mais empolgados, até chegaram ao Encontro pedalando. Foi o caso de Vilma e Bruna, mãe e filha, que fizeram o trecho entre Mogi das Cruzes até Paraibuna, e ainda chegaram com todo o pique para os passeios do evento.
Por onde passava, o enorme grupo de ciclistas chamava a atenção dos moradores locais. Não só pela quantidade, mas também pelas bicicletas “exóticas”. Como as reclinadas, em que o ciclista pedala numa posição bastante diferente, mas muito confortável. Ou a bicicleta dobrável, que cabe numa mochila.
No final da tarde eram realizadas palestras com especialistas em temas que interessavam a todos os viajantes de bicicleta.
Na palestra sobre mecânica foram dadas as dicas de emergência, ou seja, como é possível fazer os “primeiros socorros” da bicicleta durante uma viagem. Já na palestra sobre treinamento, o enfoque foi a importância dos testes de avaliação física para quem pretende iniciar uma rotina de atividade física ou realizar um treinamento específico antes de uma cicloviagem.
Cicloturistas experientes como Alê Rizzo e Roberto Rocha mostraram imagens, contando suas aventuras pelo mundo.
Com idades variando de 7 a 65 anos e vindos de cinco diferentes estados do país, os participantes do Encontro de Cicloturismo tinham uma coisa em comum: o gosto por pedalar na natureza. Ficou a certeza de que a bicicleta proporciona uma excelente forma de viajar, manter a saúde do corpo e da mente, e além de tudo, melhorar a qualidade de vida no planeta.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 23, 2005