ABN Amro 1 está na liderança da perna (foto: Divulgação/ VOR)
Nos mares gelados do sul, o holandês ABN Amro 1 assumiu na noite de ontem a primeira colocação da segunda perna Volvo Ocean Race. O veleiro segue com uma posição mais conservadora, nem tanto ao sul, nem tão perto da costa. Neste momento a tripulação consegue ficar mais rápida que o vento, estão a 16 nós de velocidade com rajadas de 15. A temperatura da água beira os 11 graus Celsius na região onde os veleiros estão.
O vento e o mar acalmaram desde que o Brasil 1 e o Ericsson foram avariados, mas as ondas continuam com dois metros de altura. Em segundo lugar aparece o Piratas do Caribe, com 12 milhas de distância para o líder. Cerca de 31 milhas atrás está o ABN Amro 2.
O Movistar, que liderava até ontem, está na quarta colocação, 75 milhas náuticas atrás do líder. O ING Real Estate Brunel está na última colocação, com 235 milhas de diferença para o ABN Amro 1. Ericsson e Brasil 1 voltaram para terra para fazer reparos,
Brasil 1 – Nas próximas horas será divulgada a decisão da diretoria e tripulação do Brasil 1 sobre o futuro do veleiro brasileiro nesta perna. Se abandonarmos, marcaremos um ponto pela última colocação da etapa. Se retomarmos e chegarmos em último, marcaremos dois pontos, com a soma de meio ponto em cada portão de pontuação desta etapa, disse o comandante Torben Grael.
O Brasil 1 está em Port Elizabeth, de volta na África do Sul, passando por manutenção na estrutura do convés, danificada por causa do impacto nas ondas na noite desta quarta-feira.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 6, 2006