Torben Grael (foto: Divulgação/ ZDL)
No começo da tarde de hoje o comandante do Brasil 1 Torben Grael conversou com alguns jornalistas por meio de um chat no site oficial da equipe. Grael comentou sobre os consertos realizados no veleiro e sobre os ânimos da tripulação após o incidente da semana passada, quando uma parte do convés quebrou e eles tiveram que rumar para terra.
[Retornar para terra] foi uma decisão difícil, mas o que mais pesou foi a segurança da tripulação do Brasil 1, disse o comandante. Segundo ele, a decisão foi tomada depois de duas horas de reunião.
O Brasil 1 estava bem próximo dos concorrentes e passava por condições bem parecidas aos outros quando o problema estrutural no convés aconteceu. Segundo o comandante, esse problema poderia ter acontecido com outros veleiros do mesmo projeto. Quanto aos barcos adversários, se fosse eles, estaria certamente preocupado, disse.
Reparos – O Brasil 1 passou quatro dias recebendo reparos e adição de estruturas longitudinais de reforço, segundo Grael. Amanhã, por volta das 14h do horário local o veleiro deve estar de volta para concluir a viagem até Melbourne. O conserto deixou o Brasil 1 bem mais forte do que antes da quebra. Com relação ao convés espero não enfrentar mais problemas, afirmou o comandante.
A confiança também se estende para a equipe. Torben avalia positivamente o desempenho dos dois novos tripulantes, o navegador Marcel van Triest e o timoneiro Knut Frostad. O desempenho deles foi o melhor possível. Principalmente o Marcel. Já conhecia ambos de quando velejamos juntos no barco do Knut, o que facilitou muito, disse.
Grael também está satisfeito com a união da equipe de terra e a tripulação. Esse incidente mostrou o quanto é unida e eficiente a tripulação, a equipe de terra e toda a equipe em geral. Acabou nos deixando ainda mais fortes. Todos estão ansiosos por retomar à etapa, concluiu.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: janeiro 9, 2006