Foto: Pixabay

Daniel Glomb irá representar o Brasil no Mundial de Match Race

Redação Webventure/ Vela

Daniel Glomb será o comandante brasileiro no mundial (foto: Arquivo pessoal)
Daniel Glomb será o comandante brasileiro no mundial (foto: Arquivo pessoal)

Melhor brasileiro no ranking mundial de match race, o gaúcho Daniel Glomb irá representar o país na etapa de Angra dos Reis do Circuito Mundial de Match Race que acontece a partir do dia 14 de março. Glomb irá competir contra os melhores sindicatos do mundo, dos quais nove irão competir na America’s Cup em 2007.

O brasileiro conquistou os pontos no ano passado, em uma série de provas internacionais em dezembro foi o comandante campeão do Sul-americano de Buenos Aires. Terminou o ano passado da 103ª colocação. As provas brasileiras, como o Match Race Brasil, também contam pontos para o ranking. “Parece muito com o tênis. Cada prova tem um peso diferente para a pontuação. Essa de Angra será classe um, a mais graduada”, explica o gaúcho.

A organização trará seis veleiros Swedisch 40, de 40 pés de comprimento. Os veleiros são idênticos e são revezados entre os competidores. A tripulação é de apenas cinco pessoas e a brasileira conta com o tático José Paulo Barcelos, o proeiro René Garrafielo e os irmãos Roberto e Eduardo Bierkeland, além do comandante Glomb. O sindicato brasileiro chama-se Brasil Match Race Team.

Expectativas – “Não adianta dizer que vamos ganhar, primeiro porque nunca velejamos nesse barco e os estrangeiros já competem neles há anos. Além do que são grandes velejadores, erram muito pouco. Eles vão chegar muito mais treinados do que nós, mesmo com todo o trabalho que vamos fazer a partir de fevereiro”, disse o comandante.

Mesmo com toda a apreensão, Glomb já considera a vinda do campeonato para o Brasil uma vitória. “Eu com dois anos de match race não imaginava que chegaria a isso tão rápido. Estou encarando isso como uma oportunidade boa para aprender. Será um aprendizado fora de série. Também será bom para conhece-los pessoalmente, é bom fazer contatos. O Peter Gilmour [tricampeão mundial de match race] me chamou ano passado para competir com ele em uma prova em Portugal. Infelizmente não pude ir, mas por pouco não corri com ele”, contou Glomb.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: janeiro 12, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure