O francês Luc Alphand entrou para a história. Além de fazer parte da relação de campeões do Rally Dakar, com a vitória na atual edição, ele ainda tem no currículo um outro título que nada tem a ver com o maior e mais difícil rali do mundo. Em 1997, ele fora campeão mundial de esqui.
Piloto da Mitsubishi, Alphand ainda não consegue acreditar que superou a concorrência e venceu a categoria mais acirrada do Dakar. Quando você vence, é inacreditável. Ainda não sei bem o que está se passando comigo, explica o francês, que tinha como melhor resultado no Dakar o vice-campeonato, em 2005.
Alphand correu neste ano com seu compatriota Gilles Picard. O navegador de Alphand vive pela segunda vez o gosto de ser campeão do rali. Em 1997, enquanto o piloto vencia o mundial de esqui, Picard obtinha a primeira colocação entre os carros navegando para Jean-Pierre Fontenay.
É sempre um grande desafio estar no Dakar. Foi uma corrida linda, com batalhas reais. Tive que me superar e enfrentar todos meus medos andando a 200 km/h por trilhas que nunca havia passado, diz Alphand, que já se contentava com o vice-campeonato quando seu companheiro de equipe Stephane Peterhansel bateu o carro, a quatro dias da bandeirada final.
Ao longo dos 14 dias de prova, Alphand venceu duas especiais. Esteve na liderança apenas nos três últimos dias. Hoje estou muito feliz. É a realização do meu grande sonho, finaliza o francês, que fechou o Dakar com o tempo total de 53h47min32 o segundo colocado foi o sul-africano Giniel de Villiers, 17min53 atrás.
Resultado final do Dakar nos carros
1)Luc Alphand e Gilles Picard (Mitsubishi) 53h47min32
2)Giniel de Villiers e Tina Thorner (Volkswagen) a 17min53
3)Nani Roma e Henri Magne (Mitsubishi) a 1h50min38
4)Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Mitsubishi) a 3h20min24
5)Mark Miller e Von Zitzewitz (Volkswagen) a 3h23min25
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 15, 2006