O espanhol Marc Coma festejou muito o título do Rally Dakar nas motos, que lhe foi entregue hoje, em Dakar, no Senegal. Porém o piloto da KTM fez questão de lembrar de Andy Caldecott, seu companheiro de equipe que morreu durante a prova, em um grave acidente no deserto.
“Em primeiro lugar eu gostaria de dedicar minha vitória ao Andy. Foi muito difícil perder a companhia dele”, afirmou o espanhol, que era bastante amigo do australiano. “Felizmente fui capaz de superar isso e venci. Também preciso agrader todas as pessoas que me ajudaram. Estou indo comemorar com eles.”
Aos 29 anos, Coma já havia batido na trave do título do Dakar no ano passado. Ele disputou o rali pela quinta vez esse ano – em 2005 foi vice-campeão, perdendo para Cyril Despres. Na Europa, tem um currículo de respeito. Também em 2005 foi campeão do Rally dos Pampas e do Rally Cerdeña.
Nascido em Barcelona, ele segue vivendo na cidade espanhola. A especialidade de Coma sempre foi as provas de enduro. Neste Dakar ele gastou 55h27min17 para percorrer os trechos cronometrados entre Lisboa e Dakar. Ficou 1h13min29 à frente do vice-campeão Cyril Despres.
O curioso é que Coma chegou ao título do Rally Dakar sem sequer uma vitória. Porém ele foi sempre muito regular. Sua pior posição em 13 especiais foi um sexto lugar. Ele foi por sete vezes o segundo colocado nas etapas.
Quem é Marc Coma
Desempenho no Dakar
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 15, 2006