Foto: Pixabay

Esposa de Lafaille confirma morte do alpinista francês

Redação Webventure/ Montanhismo

Alpinista desapareceu em 26 de janeiro. (foto: Divulgação)
Alpinista desapareceu em 26 de janeiro. (foto: Divulgação)

Nem Katia Lafaille, esposa de Jean-Christophe Lafaille, tem esperança de encontrar o alpinista francês com vida no Makalu, no Himalaia. No último sábado ela sobrevoou a montanha de helicóptero para dar adeus ao marido, com quem tinha um filho.

“Procurei um sinal dele na imensidão do Himalaia e disse tchau em meu nome e em nome do nosso pequeno Tom”, afirmou Katia, sem esconder a forte emoção. “Obrigada a todos pelas homenagens prestadas ao Jean-Christophe, um pai, um marido e um excepcional alpinista que nunca será substituído.”

As buscas pelo francês foram encerradas depois das declarações de Katia dando o marido como morto. Ele deu o último sinal de vida em 26 de janeiro, por meio de um telefone celular. No dia seguinte, pretendia fazer o ataque final no Makalu, numa expedição individual, na invernal da montanha, sem uso de oxigênio complementar.

Sabe-se que Lafaille esteve a 5.300 metros no dia 24, 6.900 no dia 25 e 7.600 no dia 26, quando conversou com a esposa. Sem mais notícias do alpinista, começaram as tentativas de achá-lo a partir de 30 de janeiro, com o helicóptero. Em vão.

Perda importante – A morte de Lafaille choca também pelo fato de ele ter se tornado um dos maiores montanhistas da atualidade. Já tinha escalado 11 cumes acima dos oito mil metros. No Himalaia, onde morreu, ele tinha conseguido feitos como o de alcançar o cume do Everest e do Shishapangma.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 9, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure