Foto: Pixabay

Chapada das Mesas vira Parque Nacional

Chapada das Mesas (foto: Divulgação)
Chapada das Mesas (foto: Divulgação)

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva criou o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão, no último dia 15 de dezembro de 2005.

O Parque fica na região sul do estado, próximo da divisa com o Tocantis. Segundo o decreto, a área abriga os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, todas no Maranhão. O Parque foi criado para a preservação dos recursos naturais e o cuidado com a exploração do local.

“Os objetivos básicos são promover o manejo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, bem como o apoio ao desenvolvimento de métodos de exploração sustentável dos recursos naturais”, diz o documento.

A Chapada das Mesas é uma alternativa de turismo no Maranhão diferente dos Lençóis Maranhenses, principal ponto turístico do estado. O local começa a ficar famoso pela diversidade de ambientes como floresta, chapadas, rios e cachoeiras em cavernas.

Posse de terras – Ainda segundo o decreto, as terras dentro do parque deverão ser entregues ao IBAMA. Parte da área do Parque Nacional pertencia, até, então, a fazendeiros que cobravam pelo acesso dos turistas aos principais pontos de visitação. A Secretaria-Geral da União está autorizada a declarar qualquer título de propriedade nulo no local.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 10, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure