Brasil 1 está em uma boa posição tática para o resto da perna (foto: Divulgação/ ZDL)
Perto do meio dia de hoje o Brasil 1 foi o primeiro veleiro da Volvo Ocean Race a passar pela região do primeiro Ice Gate estabelecido pela organização. Os Ice Gates são pontos de passagem obrigatória, para evitar que os veleiros rumem demais para o sul, região mais perigosa para acidentes. O primeiro deles fica entre os meridianos 148° e 143° Oeste.
É possível passar por entre esses meridianos, ou ao norte deles. O Brasil 1 há dois dias escolheu a rota mais ao norte, diferente da maioria da flotilha, e está colhendo os frutos agora. Mesmo com 175 milhas do primeiro colocado, o Piratas do Caribe, o veleiro brasileiro está em uma posição tática mais favorável e foi o que mais percorreu milhas nas últimas 24 horas (321).
Nesse momento o Brasil 1 tem o dobro de vento dos Piratas e a previsão é que nas próximas horas os veleiros atinjam uma região de 55 nós de vento. O Brasil 1 pegará essa massa de popa, será empurrado já para a direção certa do Cabo Horn, enquanto grande parte da flotilha pegará esse vento contra e terá que fazer uma série de manobras em condições adversas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 24, 2006