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Sentinel é a novidade em segurança no Rally dos Sertões 2006

Redação Webventure/ Offroad

Poeira é uma das maiores preocupações nas ultrapassagens (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)
Poeira é uma das maiores preocupações nas ultrapassagens (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)

O Rally dos Sertões vai adotar o sistema de segurança Sentinel para carros, motos, caminhões e quadriciclos da categoria cross-country, aparelho que emite sinais sonoros e luminosos para alertar pilotos e navegadores de que outro veículo está em um raio de até 200 metros, evitando riscos de colisões na poeira e atropelamento nas ultrapassagens. A edição de 2006 do maior rali brasileiro acontece entre 24 de julho e 4 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada no litoral da Bahia.

O Sentinel já é utilizado obrigatoriamente em todas as etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, entre elas o Sertões, e o próprio Rally Dakar. O equipamento é fundamental em competições onde a poeira predomina, prejudicando a visão dos concorrentes. A decisão de adotar o Sentinel foi tomada durante uma reunião em Paris entre representantes do Rally dos Sertões, da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Para a organização do Sertões, a utilização do equipamento poderá minimizar um dos momentos mais tensos e perigosos de uma prova de rali cross-country: a ultrapassagem de motos mais lentas por carros e caminhões. A poeira, a estrada estreita, o barulho do motor, o uso de protetores de ouvido e o capacete quase sempre impedem o piloto da motocicleta de perceber que tem um outro veículo atrás pedindo passagem, mesmo com a buzina em ação.

Em situações como essa, os competidores mais velozes acionam o Sentinel e automaticamente acenderá uma luz no painel da moto da frente, além de um alarme sonoro. O piloto perceberá a existência de um veículo nas costas e poderá parar em um local seguro, abrindo a passagem.

Mais segurança – O Sentinel também poderá entrar em ação quando um piloto se perder e voltar na contramão, ou até mesmo em regiões com várias bifurcações e labirintos, onde uma batida de frente entre dois competidores, tanto de carro quanto de moto, é iminente. Neste momento os “perdidos” acionam o Sentinel e quem estiver por perto saberá que outro veículo circula pela região.

“A segurança de competidores, espectadores e de todas as pessoas envolvidas na prova é a nossa prioridade. Já adotamos no ano passado o limite de velocidade para carros, motos, caminhões e quadriciclos e agora estamos implementando o Sentinel”, afirmou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa organizadora do Sertões. Na edição de 2005, todos os participantes usaram o Spy, aparelho que fiscalizou a velocidade máxima dos competidores, limitada a 150 km/h.

O Sentinel, da empresa francesa Protech Engineering, deverá ser alugado pelos competidores diretamente com a fabricante, que terá dois representantes europeus acompanhando o Sertões 2006 para dar a manutenção nos equipamentos durante a prova e tirar dúvidas dos participantes.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 1, 2006

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