Foto: Pixabay

Saiba como assistir à in port race no Rio de Janeiro

Redação Webventure/ Vela

In-port race da Cidade do Cabo (foto: Divulgação/ VOR)
In-port race da Cidade do Cabo (foto: Divulgação/ VOR)

Direto do Rio de Janeiro (RJ) – A in-port race, regata local válida como uma das etapas da Volvo Ocean Race, será o maior espetáculo da passagem da prova pelo Rio de Janeiro. O evento acontece no dia 25 de março, sábado, com início previsto para às 13h.

A organização estima a presença de até dois mil barcos na Baía de Guanabara e a Marinha já programou o esquema para não haver confusão. O próprio comandante do Brasil 1, Torben Grael, alertou na semana passada que a Baía é estreita para a in-port.

A área da regata será fechada, com o trânsito de embarcações proibido a partir das 12h30 da manhã até a liberação da organização. Sete navios e vinte embarcações da Marinha farão a fiscalização para que nenhum barco ultrapasse os limites e atrapalhe a regata.

Para quem quiser ver por terra, Ricardo Baggio, responsável pela organização dos eventos do Stopover, aconselha a orla de Niterói voltada para a baía. “Existe uma faixa com vários quiosques, com estrutura e que garante um bom ângulo de visão”, comentou. A largada e a chagada acontecerão próximas a ponte Rio-Niterói e a outra bóia ficará perto da Ilha da Laje, no meio da Baía.

Na água – Para quem vai assistir à in-port race de barco, é preciso ficar atento às orientações da Marinha para as Áreas de Fundeio (veja figura ao lado). Apenas uma passagem será aberta para o lado norte da baía, próxima ao Aeroporto Santos Dumont.

Veja as orientações da Marinha para as embarcações no dia da in-port Race

  • Zona de Exclusão (área de regata) restrita aos barcos da competição, da Comissão de Regatas, Juízes e imprensa;

  • Área de Fundeio (cor verde na figura ao lado) área para fundeio dos barcos de espectadores. Não será permitido o fundeio fora destas áreas. A navegação de embarcações ficará restrita a velocidade de cinco nós das 11h até as 17h;

  • Programação:
    Até as 11h o tráfego de embarcações estará liberado por toda a Baía de Guanabara, incluindo a zona de exclusão.

    Das 11h até 12h30 o tráfego de embarcações será interditado na zona de exclusão; exceto na área pontilhada (Escola Naval/ Ponta do Calabouço), o que permitirá a ligação do lado Sul com o lado Norte da Baía de Guanabara.

    Das 12h30 até o término oficial da regata e a liberação oficial da marinha o tráfego de embarcações estará restrito a área externa da zona de exclusão e também de fundeio.

    Este texto foi escrito por: Daniel Costa

    Last modified: março 21, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure