Bebeta treinou em Davenport (foto: Dominic Rodwell)
Roberta Borsari, a Bebeta que é personalidade Webventure, está no mais tradicional campeonato de kayaksurf do mundo, o festival Steamer Lane, em Santa Cruz, na Califórnia (EUA). A única atleta brasileira selecionada pelo Mundial da Costa Rica conta aqui como foi seu dia e último treino em Davenport antes do campeonato que começa hoje (24) na Califórnia.
Direto de Santa Cruz, na Califórnia (EUA) – As vésperas da competição as temperaturas estão baixas mas o clima esta quente em Santa Cruz, a cidade esta tomada pelos canoístas com os mais diferentes tipos de equipamentos.
O evento mais tradicional do kayaksurf americano vai contar com cerca de 150 atletas de todo os Estados Unidos alem de estrangeiros vindos do Brasil, Inglaterra e Irlanda. Os nomes mais importantes do kayaksurf mundial estão presentes em Santa Cruz e desta vez serei a única representante sul-americana no evento.
São quatro categorias: kayak hiperformance (kayak curtos com menos de 3 metros), kayak Internacional Class (kayaks maiores de 3 metros, o “longboard” da canoagem), plastic boat (kayaks de plásticos mais usados nos rios) e waveski (prancha onde o atleta fica sentado fixo por uma fita). Todas as categorias divididas em dois grupos: experts, onde a prova acontece em Steamer Lane e Intermediários com a prova ocorrendo em Cowell Beach.
Direto da organização – Tivemos excelentes dias de sol e de onda nos últimos dias, um swell presenteou os canoístas desde terça-feira com ondas de 7 pés (cerca de 2 metros) e agora esta baixando, indicando que talvez não tenhamos um campeonato com ondas acima de 8 pés como previsto anteriormente.
Na quarta-feira conversei com Rick Star, um dos organizadores do evento que me contou que o último campeonato em Steamer Lane ocorreu com 18 pés de tamanho e estavam todos apreensivos com a segurança da prova.
Em compensação nos dois anos anteriores o campeonato aconteceu com 4 pés de ondas. Vamos ver o que nos aguarda para o final de semana. Conversei também com Mike Johnson, o primeiro designer de uma das primeiras marcas do kayaksurf americano a MAKO. Ele me mostrou fotos desde de 1970 dele e de outros pioneiros deste esporte descendo ondas de ate 12 pés na Califórnia.
Também vi algumas imagens bem interessantes dos primeiros eventos de kayaksurf do mundo. Aliás uma das coisas interessantes por aqui é ver como este e outros esportes não tem idade: você divide o mar e vê muitos vovôs de barba branca, que devem ter mais de 60 anos, dropando ondas como se fossem verdadeiros moleques. E, na verdade são!
Ontem, para fugir do crowd de Steamer Lane, fui conhecer Davenport com a minha amiga californiana Gina e mais alguns canoístas. Mais um dos excelentes picos da Califórnia. Uma praia com duas encostas e dois picos quebrando perfeito, na esquerda, apenas os surfistas, na direita apenas os canoístas.
Eram 6 pés de ondas bem geladas e foi maravilhoso! Foi meu último treino antes da competição que começa hoje e acontece durante todo o fim de semana.
A competição – Todos os atletas correrão duas baterias de 20 minutos com mais três atletas, uma hoje e outra no sábado. Através da somatória de pontos é que sairão os finalistas que correrão as últimas baterias no domingo.
Segundo minha amiga Gina, o melhor desta competição e você poder surfar em um pico como Steamer Lane com apenas mais três pessoas…. acho que ela tem razão… e isso aí: foi dada a largada, torçam por mim!!!
Bebeta.
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari, atleta brasileira no festival Steamer Lane
Last modified: março 24, 2006