Foto: Pixabay

Parque Nacional das Emas faz curso pago para monitores em Ecoturismo

Redação Webventure/ Aventura brasil, Destino Aventura, Trekking

O Parque Nacional das Emas (PNE) vai realizar este mês e durante o ano de 2006 um curso básico para formação de monitores em Ecoturismo, no Parque Nacional das Emas e áreas naturais dos municípios do entorno em Goiás. A parceria é feita com a Physis Cultura & Ambiente. Segundo o Ibama, o curso tem o objetivo de preparar os guias para condução dos visitantes na região e integrar a comunidade de entorno em uma política de desenvolvimento do ecoturismo local e regional

O curso custa R$ 70 e a inscrição deve ser feita no site www.cpne.xpgplus.com.br. Quem participar terá direito ao café-da-manhã, almoço e jantar, sendo necessário que cada participante traga roupas de cama e itens de uso pessoal. O curso terá 210 horas no total e a conclusão de 80% dos módulos dará ao aluno o direito de conduzir visitantes no Parque.

Neste fim de semana já começa o módulo I, nos dias 8 e 9 de abril, que abordará o tema Ecologia do Cerrado com Práticas de Campo. O parque é uma das Unidades de Conservação do Ibama em Goiás e está localizado próximo aos municípios de Mineiros e Chapadão do Céu.

Tema 1 – No módulo I, o conteúdo programático trata do Ecoturismo e Técnicas Profissionais, dividido em vários sub-temas como Ecologia: conceitos e aplicação do termo; Origem e ocupação do Cerrado; Cerrado: conceito e caracterização das formações vegetais; Influência dos fatores bióticos e abióticos na composição e caracterização do bioma; O Cerrado e o fogo: adaptações da fauna e flora; Conceitos de preservação e conservação; Contextualização atual do Cerrado: causas, efeitos e soluções para os problemas ambientais; Cerrado e o potencial para o Ecoturismo e Práticas de Campo, perfazendo um total de 20 horas.

Os temas e sub-temas serão ministrados por Maristela Benites, bióloga da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS e mestre em Ecologia e Conservação da UFMS, Marcus Cianciaruso, biólogo pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, mestre em Ecologia e Recursos Naturais e doutorando em Ecologia pela UFSCAR e Igor Aurélio da Silva, biólogo pela UFSCAR , mestre em Ecologia e Recursos Naturais e doutorando em Ecologia pela UFSCAR.

Com esta parceria, o Ibama pretende capacitar as pessoas nas atividades de educação e interpretação ambiental em trilhas, promoverá a integração de profissionais do ecoturismo nos municípios do entorno como Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis, em Goiás; Alto Taquari, em Mato Grosso e Costa Rica, em Mato Grosso do Sul.

Assim, o órgão criará um roteiro de visitação que contemple os principais pontos turísticos da região do entorno do parque devido à falta de planejamento que aponta na região.

O Ibama espera que, por meio dessa formação, os resultados sejam a melhoria dos serviços e conseqüentemente a melhoria de geração de receita para o parque e entorno, uma melhora no atendimento aos visitantes e aumento do fluxo, a exploração racional e conservação dos recursos naturais do Cerrado e a potencialização do ecoturismo local e regional.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 4, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure