Waldemar Niclevicz no topo do Monte Cook (foto: Divulgação)
O brasileiro Waldemar Niclevicz parte neste fim de semana para uma expedição que visa chegar no pico mais alto do Ártico, a montanha Gunnbjorns Fjeld, com 3.963 metros de altitude. O alpinista paranaense irá tentar ser o primeiro latino-americano a chegar no topo desta montanha, e para isso será acompanhado por três escaladores ingleses.
Além do Gunnbjorns Fjeld, Niclevicz irá para mais duas montanhas da região, na expedição O Brasil Rumo ao Topo do Ártico, o Dome (3.682m) e o Cone (3.669m). Os quatro partirão na segunda-feira da Islândia para a Groenlândia, para depois chegarem na Watkins Mountains, cordilheira onde será realizada a expedição.
Um dos riscos são os ursos polares que habitam a região. Por isso, o grupo tem na bagagem um rifle e 20 cartuchos, por imposição do governo da Dinamarca, que autoriza a escalada no Ártico.
O último feito do brasileiro foi chegar ao topo do Monte Cook (3.763), na Nova Zelândia em janeiro deste ano. Ainda está nos planos de Niclevicz ir para a Geórgia do Sul e para o pico Pamir, entre Quirquistão e Tadjiquistão, chamado pelos persas de teto do mundo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 13, 2006