Cinto Sparco de 4 pontos (foto: Divulgação)
Os cintos de segurança são itens de uso obrigatório, tanto em carros de passeio, que circulam nas ruas, quanto nos veículos de competição, que estão nos autódromos e nas trilhas off road.
Utilizados pela primeira vez em 1896, pelos pilotos que disputaram a corrida Paris-Marseille, os cintos de segurança passaram a equipar os carros de rua em 1949.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a não utilização do cinto de segurança nas vias públicas é infração grave, punida com multa e cinco pontos na carteira de habilitação do infrator.
Os cintos dos carros de rua são diferentes dos usados em competição. Nos primeiros são utilizados cintos retráteis e com três pontos de fixação. Já os especialmente feitos para competições têm de quatro a seis pontos, com regulagem manual das tiras.
Para as competições, os cintos de segurança devem ser homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que recebem um selo de certificação, indicando também a data de validade dos mesmos, que é de cinco anos. Os cintos de segurança de competição devem ter, no mínimo, três polegadas de largura para os quatro pontos principais.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata
Last modified: dezembro 31, 2007