As condições eram perfeitas para competir hoje e, na primeira prova de do dia, a equipe suíça Alinghi competiu longe da flotilha para aumentar sua liderança no topo da tabela. Mas Luna Rossa venceu a segunda prova do dia e diminuiu a diferença para o líder, alcançando a segunda posição geral.
Eles não foram os únicos italianos do dia a fazer barulho, a equipe Mascalzone Latino-Capitalia obteve duas boas chegadas nas cinco melhores e chega à quarta posição na classificação.
Os constantes ventos de 15 nós a sudeste, o céu ensolarado e a grande presença de público (cerca de 300 barcos de espectadores) construíram um belo cenário nas águas de Valencia (Espanha), o oposto da calmaria vista na semana passada.
Uma queima de fogos às 22h (local) no Americas Cup Park marcará a celebração do fim de semana, antes da última prova de domingo encerrar as atividades no Ato 11 da Louis Vuitton.
Prova três
A largada foi muito mais emocionante hoje em comparação à semana passada, com os fortes ventos que atingiam o local. A largada foi limpa, com todos os barcos muito velozes e próximos à linha, durante o disparo do tiro.
A equipe China e mais outros 39 competidores largaram por fora da linha, enquanto que as equipes Alinghi, Victory Challenge e United Internet Team Germany procuravam um melhor posicionamento próximo ao barco de comissão de regatas. O Desafío Español não largou bem, muito longe do resto da flotilha e procurou um posicionamento à direita.
Luna Rossa também esteve em dificuldades e quando mudaram de direção eles cruzaram atrás da maioria da flotilha. Alinghi, BMW ORACLE Racing e a equipe Emirates Team New Zealand optaram pelo lado esquerdo da rota da prova, onde os Kiwis foram forçados para cima da layline, em busca de ventos limpos atrás da flotilha.
Em uma briga entre a equipe Alinghi e a BMW ORACLE Racing, a BMW se deu melhor e encontrou uma brecha para mudar de bordo. Já os Kiwis vinham em um bordo à boreste e o Luna Rossa tentava achar um espaço entre eles.
Enquanto isso, os sul africanos foram os primeiros a dar o gybe e encontrar ventos limpos, enquanto que o Alinghi levava a maior parte da flotilha para o meio do curso. Na esquerda os Kiwis vinham com o Desafío Español logo atrás.
O portão à sotavento proporcionava os barcos mudarem de direção de proa para a popa, pelos lados da rota. Após serem forçados para a bóia da esquerda, o Emirates squad mudou de lado e tomou a posição à direita do curso, o que proporcionou um ganho de posições.
Alinghi voou para o meio do curso, enquanto que o BMW ORACLE Racing e Shosholoza perderam muito tempo à esquerda.
Próximos à marca superior pela segunda vez, os suíços estavam no controle enquanto os Kiwis brigavam com o Luna Rossa e o BMW ORACLE Racing. Mascalzone Latino-Capitalia velejou para um ótimo quinto lugar, à frente do Shosholoza, que consegui ficar à frente do +39 e do Areva Challenge.
Jesper Bank e seus alemães velejaram o melhor que puderam para chegar em nono lugar à frente dos espanhóis, enquanto que o Victory Challenge, vencedor da primeira prova, chegou em 11º. Os chineses foram os lanternas.
Prova quatro
Na segunda prova do dia o BMW ORACLE Racing se deu melhor na largada, após cruzar a linha com uma boa velocidade, bem ao lado do barco dos juízes. Na tentativa de tomar o lado direito e chegar em primeiro na bóia, os americanos viram os italianos do Luna Rossa vir pela esquerda do curso e contornar a bóia em primeiro.
No meio do curso, o Emirates Team New Zealand estava um pouco atrás da linha de largada e tomou uma punição. Os kiwis não encontraram ventos limpos e ficaram mais atrás da flotilha.
A equipe China se virou à favor do vento e deu um jibe, se retirando da prova com problemas nos equipamentos. Eles não pontuaram.
Na marca de barlavento havia mais ação, com os italianos liderando e o BMW ORACLE Racing atrás. Na seqüência o comandante do Mascalzone Latino-Capitalia, Vasco Vascotto era espremido entre o Alinghi e o Areva Challenge.
O Victory Challenge foi punido por mudar de direção muito próximo de outro barco na marca e teve que dar uma volta e retornar atrás da flotilha. Apenas dois minutos separaram o primeiro do último nessa marca.
Mais ao fundo as posições não se alteraram muito, devido às ações no meio da flotilha, onde a diferença do quinto para o nono não era muito grande.
Ao se aproximar da marca superior pela última vez, os espanhóis tomaram uma punição por cruzarem o Emirates Team New Zealand muito de perto. Em seguida, os alemães tomaram uma punição por contornarem a bóia muito perto.
Na reta final, os Kiwis ganharam algumas posições após mudarem mais para a direita do curso e roubarem uma quinta posição. Eles permanecem à caça do Luna Rossa, que persegue o Alinghi.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 20, 2006