Foto: Pixabay

ABN Amro 1 vence a regata in port da Inglaterra

Redação Webventure/ Vela

ABN Amro 1 venceu a in port da Inglaterra (foto: VOR/ ABN Amro)
ABN Amro 1 venceu a in port da Inglaterra (foto: VOR/ ABN Amro)

Terminou às 11h14 (horário de Brasília, 14h14 GMT) a regata in port da Volvo Ocean Race na Inglaterra e a equipe ABN Amro 1, sob o comando de Mike Sanderson, venceu a regata com boa margem em relação ao barco norte-americano Piratas do Caribe, de Paul Cayard, com quatro minutos de vantagem.

Em terceiro chegou o Brasil 1, seguido de ABN Amro 2, Ericsson e Brunel. A equipe do Brunel só fez a primeira perna e a última, dos Estados Unidos a Inglaterra, porque teve vários problemas no início da regata. Já o barco espanhol Movistar não participou porque ainda está a deriva, no Oceano Atlântico, após sofrer um problema na quilha basculante.

Os tripulantes foram primeiramente resgatados pelo barco ABN Amro 2 e depois pela Real Marinha Inglesa. Eles tiveram de abandonar o barco porque não havia mais como sugar a água que entrava no veleiro de 70 pés, mesmo com a ajuda das bombas de sucção. No domingo passado, a organização da VOR perdeu o contato com a telemetria do barco e apesar das tentativas de busca com aviões, não foi possível encontrar a embarcação.

Disputa acirrada – A regata costeira da Inglaterra foi no porto de Portsmouth e teve início às 9 horas (horário de Brasília). Como convidada especial a equipe do ABN Amro 1 teve a velejadora Dee Caffari, a primeira mulher a dar a volta ao mundo de barco a vela, sozinha, e em direção contrária. Já o Piratas do Caribe recebeu dois atores do filme homônino, mas não de Jonny Deep, como gostaria os investidores.

Os barcos ABN Amro 1 e Piratas do Caribe brigaram pela liderança durante toda a prova, mas quando os ventos ficaram mais fortes, no final da prova, o barco do ABN Amro 1 levou vantagem.

É interessante lembrar que das seis regatas in port disputadas até agora, Mike Sanderson (ABN Amro 1) e sua tripulação venceram quatro. Com esta vitória eles ganham mais 3,5 pontos no placar, acumulando no total 84,5 pontos. O barco Brasil 1 ganhou 2,5 pontos e está agora na terceira colocação geral da regata; o ABN Amro 1 em primeiro lugar e o Piratas do Caribe em segundo.

Assim, os tempos finais foram: ABN Amro 1 terminou em 2h14m16; Piratas do Caribe em 2h18m30; Brasil 1 em 2h22m; ABN Amro 2 em 2h24m56; Ericsson em 2h26m55; e Brunel em 2h27m44s.

Colaborou Alexandre Koda.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: maio 29, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure