Foto: Pixabay

Coluna do André Mirsky: Solent o Maracanã da vela

Redação Webventure/ Vela

Barco do ABN Amro 1 venceu a regata (foto: VOR/ ABN Amro)
Barco do ABN Amro 1 venceu a regata (foto: VOR/ ABN Amro)

Nessa segunda-feira no sudeste da Inglaterra foi realizada a segunda regata in port da Volvo Ocean Race na Europa, só que ao contrário da primeira, o ABN Amro 1 dominou totalmente os adversários; assegurando mais um troféu de primeiro colocado para a bela e recheada estante do banco ABN Amro na Holanda.

Essa regata teve um tempero especial, afinal era dia do aniversario de Mike Sanderson que completou 35 anos de vida dedicados ao mar, e ainda marcou a primeira largada do ABN Amro 2 sem o imediato Hans Horrevoets. Fora isso preciso falar sobre o palco, que palco! A raia mais famosa do planeta, conhecida e falada pelos sete mares, afinal ali é realizada a Admiral´s cup e a maior semana de vela do Mundo, a semana de Cowes, quando mais de 1000 veleiros de Oceano se alinham para as tradicionais regatas do iatismo mundial, como a Fastnet.

O cenário é pitoresco, muitos veleiros franceses e ingleses, treinando e passeando, fora isso ainda compõe a paisagem Fortes que foram construídos para defender o Reino Unido dos ataques napoleônicos pelo mar e fundamentais barreiras na guerra Franco-Prussiana em 1870. Southampton, hoje em dia é um movimentadíssimo porto com algumas marinas, uma delas logo na entrada do canal à direita, é Portsmouth, onde estão os V70.

Super moderna, alguns barcos da America´s Cup ali atracados mostram a importância do loca, nos últimos anos foi construído um incrível centro comercial a beira da água, tudo muito bonito e tipicamente inglês.

O maior campo de futebol – Velejar no Solent pode ser comparado a uma partida de futebol no Maracanã: é o grande estádio, com os torcedores mais fanáticos, e o gramado, o gramado… reserva surpresas, foi exatamente isso que Paul Cayard mostrou ontem, o comandante dos Piratas do Caribe conhecido no meio náutico como uma “raposa felpuda”, pegou um dos “atalhos” nas águas da Ilha de White; largando e indo pleno no bordo da esquerda; montou a bóia de contravento com boa vantagem sobre os demais concorrentes.

Curioso foi o que ele disse em entrevista ao jornalista da Volvo após a regata, que ali naquela montagem de bóia ele sabia, mesmo longe na frente, que as chances de vencer a regata eram mínimas, seria apenas uma questão de tempo para a super maquina do ABN Amro o ultrapassasse, e foi o que aconteceu. O Black Betty foi chegando, e no primeiro erro do Black Pearl, os “holandeses” assumiram a ponta e venceram a competição.

O que deve ser sublinhado é a performance do Brunel, largando bem e andando com a mesma velocidade dos demais, já é um barco competitivo, pena uma das bolinas ter descido demasiadamente o que os obrigou a parar o barco para colocá-la na posição correta, pois se não fosse isso, com certeza eles teriam disputado com o ABN Amro 2 e o Ericsson melhores posições.

Mike Sanderson, parabéns por mais um ano de vida, esse ultimo dedicado ao ABN Amro, desejo a você muito sucesso nos próximos eventos que for participar, acho que o seu maior presente não foi a vitória da Volvo Ocean Race por antecipação, mas sim o reconhecimento de todos, no meio náutico, que você é um grande velejador.

Até a próxima,
André.

Este texto foi escrito por: André Mirsky, do Team ABN Amro

Last modified: maio 30, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure