No início de maio a Reserva Biológica do Jarú, em Rondônia, foi ampliada em 60 mil hectares por um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso a Reserva do Jarú possui agora 350 mil hectares.
Com a medida, os limites da reserva se estendem até o Rio Machado, o que deverá facilitar a fiscalização e a prevenção de invasões. As áreas desapropriadas com a ampliação serão indenizadas.
Criada em julho de 1979 para proteger amostras representativas da floresta amazônica, a reserva do Jarú possui também uma área de transição do bioma Amazônia para o Cerrado. É caracterizada pelo predomínio de Floresta Fluvial com cobertura vegetal do tipo Floresta Tropical Aberta com Palmeiras.
A reserva é considerada fonte de grande riqueza biológica. Espécies de macacos, guaribas, micos, tamanduás, jacarés e tartarugas, mutuns e jacumins podem ser encontradas na região. Estudos apontam que ela possui cerca de 2 mil espécies de peixes. A área que a reserva incorporou já era considerada pelo governo como prioritária para a conservação.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 17, 2006