Tripulação campeã da Volvo Ocean Race 2005-2006 (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
A Volvo Ocean Race terminou hoje em Gotemburgo, na Suécia, com a chegada dos seis veleiros ao final da nona perna da competição. Foram mais de 32 mil milhas náuticas (aproximadamente 56 mil quilômetros) em oito meses de regata de volta ao mundo.
O ABN Amro 1, sob o comando do neozelandês Mike Sanderson, garantiu o título de campeão duas pernas atrás, na chegada à Inglaterra. A disputa ficou para o vice, e o veleiro americano Piratas do Caribe, com patrocínio da Disney e comando de Paul Cayard conseguiu o posto. Para coroar o segundo lugar, o barco venceu a última perna.
O Brasil 1 de Torben Grael terminou em terceiro após uma campanha surpreendente, por ser a primeira participação brasileira na regata e por uma série de problemas da equipe no início da competição.
O ABN Amro 2 garantiu o quarto lugar comandando pelo francês Sebastien Josse. Em quinto terminou Ericsson, de Neal McDonnald e o Movistar mesmo tendo afundado no Atlântico Norte ficou com a sexta colocação sob o comando de Bouwe Bekking. O Brunel participou de cerca da metade da regata e ficou em último lugar.
O fim – A organização estima que cerca de 250 mil pessoas assistiram à chegada dos veleiros em Gotemburgo, nas montanhas que cercam o litoral sueco. A última perna da competição teve 500 milhas e começou em Roterdã, na Holanda, na quinta-feira. O ABN Amro 2 liderava e tinha a oportunidade de vencer a primeira perna da regata, mas ficou preso em um buraco sem vento e possibilitou a passagem dos Piratas.
O Brasil 1 foi o terceiro a chegar. Para assumir a segunda colocação, o veleiro brasileiro precisava terminar a perna quatro posições na frente dos Piratas. O ABN Amro 1 foi o último a chegar.
Classificação final
1) ABN Amro 1 – 96 pontos
2) Piratas do Caribe – 73 pontos
3) Brasil 1 – 67 pontos
4) ABN Amro 2 – 58,5 pontos
5) Ericsson Racing Team – 55 pontos
6) Movistar – 48 pontos
7) Brunel – 15,5 pontos
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 17, 2006