Carlo de Gavardo foi presença marcante em 2005 (foto: Danilo Belmonte/ www.webventure.com.br)
O maior evento off-road da América Latina, o Rally dos Sertões, terá na sua 14ª edição 3.880 quilômetros, com nove etapas, e pela primeira vez terminará em Porto Seguro (BA). A largada acontece novamente em Goiânia (GO) e o evento tem início em 24 de julho e término em 5 de agosto.
As cidades ainda são desconhecidas e só serão reveladas em 3 de julho, às 19h30, no Teatro Gazeta, em São Paulo (Avenida Paulista, 900 térreo), pois será feito o briefing com os competidores já inscritos. Além de Goiás e Bahia, a competição passará por Tocantins, Maranhão, Piauí e Minas Gerais.
O dia mais longo será o terceiro, com 660 quilômetros no total, e será etapa maratona (ou seja, o carro não pode ter manutenção após a prova do dia. O dia mais curto é o oitavo, com 277 quilômetros totais. O evento é válido como etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross-country FIM, ou seja, para motos e quadriciclos.
Inscrições abertas – As inscrições para o maior rali brasileiro ainda estão abertas até dia 7 de julho e o último valor com desconto vai até dia 30 de junho. Até dia 30/6, na modalidade cross-country, custa R$ 10.800 para carros e caminhões e R$ 4.400 para motos e quadriciclos. Já na modalidade Regularidade custa R$ 6.900 na categoria Graduados e R$ 3.450 (por pessoa).
Há ainda o valor de aluguel do spy (sistema que registra por GPS dados do veículo na prova), que varia de R$ 740 a R$ 900.
No ano passado, competiram 228 veículos no Rally dos Sertões, sendo 113 veículos de competição (82 na modalidade Cross-country e 31 na Regularidade); 16 caminhões e 66 motos e quadriciclos.
Em 2006 não haverá mais a Expedition, categoria de turismo de aventura que tinha a prática de esportes junto à natureza e percursos de off-road. No ano passado foram 33 carros, 12 a mais que em 2004. A Dunas Race, organizadora do evento, não realizará mais esta categoria que foi criada em 2002 e a opção para quem quer participar numa categoria mais iniciante é a Turismo, em Regularidade.
Confira aqui o roteiro do Rally dos Sertões 2006 com as quilometragens de cada uma das etapas.
Dia 27/07 – 1ª Etapa
Deslocamento inicial 353 km
TE – 286 km
DF – 7 km
Total: 646 km
Inicio de especial travado em estradinhas com mata-burros, pontes, erosões e travessia de rio. Depois, inicia-se um trecho ainda mais travado com subida de serra e muitas curvas, lombas e erosões. Os competidores chegam na primeira zona de radar, com abastecimento para motos, percorridos 157 km do último abastecimento. Depois, a especial apresenta trecho misto com areia e piçarra, finalizando no cascalho.
Dia 28/07 – 2ª Etapa
Deslocamento inicial 27 km
TE – 240 km
DF – 240 km
Total: 507 km
Especial inicia rápida em estradinhas de fazendas com trechos bem sinuosos seguindo para um trecho com erosões e lombas com muitos mata-burros longitudinais e verticais com vão central. O percurso passa por pontes de madeiras em estado precário e travessia de rio com muitas pedras. Após este trecho, todos entram em zona de radar até o asfalto, onde há o abastecimento das motos no posto percorridos 166 km do último abastecimento. Deste trecho em diante inicia-se um trecho de alta até entrarmos nas fazendas ficando novamente travado até o final da prova.
Dia 29/07 – 3ª Etapa
(Etapa Maratona )
Deslocamento inicial 201 km
TE – 457 km
DF – 2 km
Total: 660 km
Especial mais longa do rali. Começa com altas velocidades e logo inicia um trecho de pedras, lombas e pontes de toras, seguindo por um trecho de trial com muitas lages, erosões e lombas, até entrar no trechos de areia. Logo após a descida da serra, trecho de aproximadamente 8 Km navegados por GPS. Após isto, volta-se para o trecho arenoso mesclando piçarra, pedras e travessias de várias pontes com pedras e dentes. Segundo abastecimento para motos com zona de radar (percorridos mais 176 Km). Daí em diante, volta o trecho de alta arenoso, terminado com muitas erosões, lombas.
Dia 30/07 – 4ª Etapa
Deslocamento inicial 2 km
TE – 187 km
DF – 77 km
Total: 266 km
Esta especial começa travada, alternando trechos de areia e valetas com erosões e travessia de pontes de madeira entrando em seguida num trecho de alta com piso de areia. Passa por algumas vilas e inicia-se um trecho muito sinuoso e travado de piçarra, chão duro com muitas valetas e erosões. Abastecimento pra as motos (percorridos 167 Km) com carro bomba. Segue por trechos mais travados com travessias de córregos secos e valetas até o final da especial. Daí em diante, volta o trecho de alta arenoso, terminado com muitas erosões, lombas.
Dia 31/07 – 5ª Etapa
Deslocamento inicial 129 km
TE – 315 km
DF – 3 km
Total: 447 km
Esta especial irá exigir maior concentração, com muita navegação, labirintos, corredores estreitos, muitas pedras, erosões e valetas até chegar em trechos de areia. Abastecimento para motos percorridos 160 km. Deste trecho em diante começa o trecho de areia com subidas íngremes, terminando com um trecho de alta em estrada de chão batido até o final.
Dia 01/08 – 6ª Etapa
Deslocamento inicial 107 km
TE – 212 km
DF – 21 km
Total: 340 km
A especial inicia com muitas pedras, subidas e descidas fortes, muitas lages e calçadas de pedra, seguindo para um piso misto de areia e piçarras com muitas depressões. Neste dia teremos quatro zonas de radar. Deste trecho em diante, chão misto de areia, pedras e saibro passando por muitas vilas até o final do trecho cronometrado.
Dia 02/08 – 7ª Etapa
Deslocamento inicial 2 km
TE – 138 km
DF – 191 km
Total: 331 km
Especial com chão duro e pouca areia, muitos erosões e pedras. Haverá duas zonas de radar. No trecho final, após uma subida de serra com muitas curvas, um longo trecho de alta.
Dia 03/08 – 8ª Etapa
Deslocamento inicial 7 km
TE – 215 km
DF – 55 km
Total: 277 km
A especial inicia em estradas de fazendas com muitas curvas e lombas, seguindo por uma região de piso regular com erosões.A partir daí, a especial fica mais rápida com trechos muito sinuosos e vários mata-burros perigosos, em sua maioria, longitudinais com vão central e de toras até o final.
Dia 04/08 – 9ª Etapa
Deslocamento inicial 14 km
TE – 208 km
DF – 184 km
Total: 406 km
Apesar de ser a última especial, não será nada fácil. Começa travada com muitas descidas em curvas, pontes e erosões, seguindo por estradas maiores e de alta. Após isto, inicia-se um trecho em uma região montanhosa com muitas curvas e abismos até os trechos de fazendas, mais travados, com pequenas pontes, muitos mata-burros e riachos. Último trecho com muitas curvas, lombas, erosões e pontes de toras.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: junho 27, 2006