Foto: Pixabay

Doentes no Piauí receberam visita da Ação Social do Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Mesmo sem terem sidos avisados com antecedência, os doentes de uma pequena cidade do Estado do Piauí foram visitados pelo grupo da Ação Social do Rally dos Sertões.

Nos dias 4 e 5 de junho, a equipe de médicos chegou em uma cidade e nem a escola nem a comunidade que seria beneficiada estavam avisadas pela Prefeitura sobre o trabalho deles.

O grupo avisa que trabalha nos 12 meses do ano para que tudo aconteça da melhor forma possível nos 40 dias, aproximadamente, de atuação nos locais escolhidos. A programação envolve desde o planejamento da Ação em si – que acontece quando o trabalho do ano anterior termina até a escolha das cidades, a pesquisa das escolas que podem ser beneficiadas, a seleção e o treinamento de voluntários e de pessoal local, o levantamento de materiais e atividades que serão desenvolvidos e a organização final da prática.

Imprevisto – “Temos sempre que estar preparados para imprevistos. Aqui no Piauí a saída foi buscar com a própria população uma rápida mobilização para que os trabalhos começassem. Uma das providências foi colocar nossa equipe de saúde no bairro mais pobre da cidade para atender junto aos agentes de saúde locais”, destacou o voluntário Leandro Nunes Goulart.

“Um dos lados positivos desta visita foi que tive a oportunidade de visitar e consultar os acamados em suas próprias casas, já que são pessoas que acabam não tendo atendimento médico por que não têm como se deslocar“, completou a médica Andréia Sorelli.

Além dos atendimentos médicos e odontológicos e das práticas de meio ambiente, o time ainda executa diversas tarefas no sentido de preparar a escola e os profissionais da cidade para a visita seguinte, durante o Rally dos Sertões, quando o trabalho é mais abrangente e a equipe é maior.

Há treinamento de agentes de saúde com simulação de atendimento, de professores para triagem de Oftalmologia, palestras, mapeamento físico da escola (croqui) e pré-seleção de estudantes para oficinas de desenho avançado e fotografia digital. Os voluntários ainda identificam um posto de saúde próximo para doação (após a 2ª etapa) de medicamentos que sobram da farmácia que é montada na escola, e de entidades que podem ser beneficiadas por outras equipes que participam do rali.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 6, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure