Foto: Pixabay

Saiba como foi o Gaia Adventure em Igaratá

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Atleta pedala no início da prova (foto: Cristina Degani / www.webventure.com.br)
Atleta pedala no início da prova (foto: Cristina Degani / www.webventure.com.br)

A segunda etapa do Gaia Adventure Solo Races 2006 aconteceu no último domingo em Igaratá (SP). A prova de corrida de aventura solo, que envolveu as modalidades de mountain bike, trekking, tirolesa, canoagem, orientação, além da prova surpresa de tiro, atraiu a atenção de moradores da região e a presença de apreciadores do esporte.

Após a largada do centro da cidade, às 9h20, os competidores percorreram o primeiro trecho de mountain bike. Os 18 quilômetros de subidas e descidas em estrada de terra exigiram fôlego e fizeram os atletas suarem a camisa. Os menos preparados precisaram empurrar as bikes.

Macuco foi o primeiro a chegar ao PC 3, localizado no Sítio São João, às 10h09. No PC 3 os atletas deixaram as mountain bikes, que voltariam a pegar após o trecho de canoagem, para realizarem um trecho de trekking até o PC 4, chamado de Ilha.

Tirolesa e final da canoagem – Do PC 4 ao 5, os atletas remaram na Represa de Igaratá. No PC 5 deixaram seus caiaques e seguiram de trekking até o PC 6. Do PC 6 ao 7, os competidores fizeram uma tirolesa. No PC 7 foi realizada a prova especial de tiro com besta, que decidia se os atletas voltariam de tirolesa, em caso de sucesso, ou trekking para o PC 5, onde resgatariam os caiaques para seguir para o PC 8.

Após terem passado por cinco dos oito pontos de marcação do cartão de controle da prova, os atletas remaram seis quilômetros do PC 5 ao 8. Já com cansaço aparente, Macuco chegou ao PC 8 às 10h45, seguido de Fabinho e Shubi, que no PC 3 não estavam nem entre os dez primeiros colocados. Amigos dos competidores e moradores do condomínio SPA Igaratá incentivavam os atletas.

Debaixo de sol forte os atletas percorreram um trecho maior de trekking com orientação no Parque Alpina, um bairro popular, do PC 8 ao 9, onde pegaram as bikes. Nos dois trechos de trekking da prova prevaleceu a orientação rápida dos atletas que marcavam seus cartões de passagem nos prismas, através de um furador de papel.

O atleta Macuco que liderou toda a prova, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada às 13h14, seguido de Fabinho e Márcio Franco, os três da equipe SOS Mata Atlântica.

Silvia Guimarães, a Shubi da Atenah, foi a 10ª colocada, bem à frente de Gabriela Carvalho, da Curtlo Lobo Guará, que chegou em 27ª, até então líder da categoria feminina na classificação geral. Gabriela teve dificuldades em encontrar os prismas no trecho de trekking após o PC 3, o que comprometeu sua corrida.

A próxima etapa, que será realizada em setembro, na cidade de Ilhabela (SP), promete uma disputa acirrada entre as atletas e, segundo a organização, surpresas para a prova especial.

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim

Last modified: julho 17, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure