Roberta Nunes na Groenlândia (foto: Arquivo Pessoal)
Atualizado às 11h45
A montanhista brasileira Roberta Nunes morreu após um acidente de carro na noite de ontem. Roberta estava na Califórnia (EUA) para escalar, com o namorado americano. O acidente aconteceu dentro do Parque Nacional de Yosemite, sede de algumas das vias de escalada mais famosas do mundo, como as do El Capitain, uma parede de mil metros.
O namorado da montanhista não se envolveu no acidente, e está trabalhando junto com a família e alguns patrocinadores para trazê-la de volta.
Roberta Nunes era de Curitiba e escalava desde 1994. Colunista do Webventure, em setembro de 2005 foi a primeira mulher sul-americana a escalar o Big Wall El Capitain, em 15 horas.
Feitos – Depois, no dia 26 de fevereiro de 2006 ela subiu as montanhas Guillaumet (2.593m) e a Mermoz (2.754m) em apenas dez horas e entrou para a história como a segunda mulher do mundo a escalar dois picos da Patagônia no mesmo dia.
Também participou da Expedição Groenlândia em 2003, de Cecília Buil, formada apenas por mulheres para a escalada do Thumbnail , uma falésia rochosa que desemboca do mar com mais de mil metros de verticalidade.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: julho 19, 2006