Foto: Pixabay

Sertões passa por Barra, às margens do velho Chico

Redação Webventure/ Offroad

Igreja no centro da cidade remete ao Brasil Colonial (foto: Lourival Custódio/ Divulgação www.upb.org.br)
Igreja no centro da cidade remete ao Brasil Colonial (foto: Lourival Custódio/ Divulgação www.upb.org.br)

Barra é a cidade baiana que vai sediar a chegada da 5ª etapa e a largada da 6ª etapa do Rally dos Sertões desse ano. O município se localiza no médio São Francisco baiano e teve um importante papel no desbravamento e ocupação da região a partir de 1660/1670.

História Barra foi elevada à categoria de vila em 1783, à categoria de cidade em 1873 e iniciou um crescimento próspero no início do século XX.

Devido à sua localização privilegiada, a navegação fluvial era o principal meio de transporte e a cidade se estabeleceu como um dos principais entrepostos comerciais do vale do São Francisco.

Porém, a partir da década de 60 a implantação do transporte rodoviário ocasionou um empobrecimento de antigos centros comerciais e o fechamento de grandes instituições na região, como IBGE e Caixa Econômica Federal.

Para piorar a situação, os representantes políticos nas esferas municipal, estadual e federal não foram capazes de buscar soluções e o município ficou à margem do desenvolvimento.

A população começou a deixar o município em busca de melhores condições, os antigos distritos de Buritirama e Muquém se emanciparam e a principal forma de sustento, a agricultura enfraqueceu ainda mais.

Na tentativa de se reerguer, os moradores apostam nas tradições culturais e históricas, além do turismo. De acordo com o senso 2005 do IBGE, a população é de aproximadamente 47 mil habitantes, espalhados por mais de 11 mil quilômetros quadrados de área.

Turismo Na região das Dunas/Riacho Icatu existem diversas trilhas, estradas de terra para a prática de off road, além de roteiros de barco pelo rio. Já na região do projeto Brejos da Barra existem cachoeiras e olhos d’Água.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 31, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure