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Pilotos estrangeiros participam do Sertões em busca de pontos para o Campeonato Mundial

Redação Webventure/ Parceiros

Prova é válida pela quinta etapa do Mundial de Rally Cross Country pela categoria motos.

A 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, além de contar com a participação dos pilotos nacionais de ponta, também terá representantes de outros países, que virão em busca de pontos para o Campeonato Mundial de Cross Country, do qual o Sertões faz parte desde 2005, para a categoria motos. Entre os favoritos estão os franceses Cyril Despres e David Casteu, que estrearão na prova, além do chileno Carlo De Gavardo, que virá para sua quarta participação no Sertões e primeira no Mundial deste ano. A largada do maior rali da América Latina e um dos maiores do mundo em número de participantes será dia 27 de julho, em Goiânia (GO), com chegada em Porto Seguro (BA), no dia 4 de agosto.

Não é de hoje que os estrangeiros desembarcam no país para desbravar o sertão brasileiro. Em diversas edições, pilotos portugueses, alemães, japoneses, chilenos, espanhóis, entre outros, já enfrentaram as dificuldades das nossas trilhas. Para esta edição, já estão inscritos quatro chilenos (De Gavardo, Francisco Lopez, Jaime Prohens e Andres Tamm), um franco-australiano (Christopher Barriere-Varju), quatro franceses (Cyril Despres, David Casteu, Laurent Lazard e Ludovic Boinnard) e um polonês (Jacek Czachor).

Despres e Casteu são companheiros de equipe, defendem a KTM-Gauloises, e ambos disputam o Campeonato Mundial de Rally Cross Country e o Rally dos Sertões tem uma grande importância na busca pelo título, uma vez que vale como quarta etapa do Mundial. Eles ocupam o 7º e o 1º lugares na categoria Open, respectivamente. Já De Gavardo, da KTM-Repsol, devido a um acidente em que fraturou o braço direito no início do ano, não participou das três primeiras etapas da disputa e estreará no Mundial aqui no Rally dos Sertões.

“Estes últimos meses foram de muito trabalho, tanto físico quanto psicológico. Depois do acidente, comecei a treinar consciente de que a primeira prova que disputaria no Mundial seria o Sertões. Por isso, quero me sair bem neste rali, que será muito prazeroso e complexo, com muitas trilhas novas e pilotos de alto nível, que estão brigando por pontos para o Campeonato Mundial, como é o caso do Cyril Despres e do David Casteu. Sei que a luta por tempos começará já na primeira especial e vai durar por todas as nove etapas. É preciso estar muito concentrado, pois o rali é difícil, com terrenos muito diferentes dos que estamos acostumados a enfrentar na África. Espero que saia tudo bem e que seja uma grande festa do rali, para mostrarmos para o mundo que a América tem excelentes lugares para provas de cross country”, disse De Gavardo, que participou do Sertões em 1998, 1999, 2000 e 2005, ano em que terminou em segundo lugar.

Agora a preocupação do chileno De Gavardo é o Dakar 2007. Como preparação para a prova, ele vai participar de importantes ralis como o Sertões, para treinar, além de ter o desejo de conquistar pela primeira vez o título da prova brasileira. Outro fator importante é o desenvolvimento da sua nova KTM de rali, que terá um chassi mais leve, partes do motor mais confiáveis além de um novo desenho.

Para os franceses Despres e Casteu, o Rally dos Sertões será novidade. Ambos têm credenciais de sobra para fazer uma boa prova. Despres venceu o rali Dakar em 2005 e ficou com o vice-campeonato na edição 2006. Este ex-mecânico de motos, de 31 anos, participou do Dakar pela primeira vez em 2000, junto com um amigo. Seu desempenho foi ótimo para um iniciante, ficou em 16º na geral e em segundo na categoria. Já no ano seguinte correu como piloto oficial da BMW. Em 2004 mudou para a KTM.

O atual líder do Mundial, David Casteu, na categoria Open, também correrá no Sertões pela primeira vez. O piloto que sempre correu entre os amadores e continua se considerando um, apesar de ter apoio oficial de fábrica, fez dobradinha com Despres em 2005 no Dakar, terminando em segundo lugar e ficou em oitavo em 2006.

Outro destaque é o chileno Francisco “Chaleco” López. Com apenas 29 anos, Chaleco, como é conhecido em seu país, tem 15 anos de experiência em cima de uma moto. Já ganhou diversos títulos nacionais e sul-americanos em provas de motocross e enduro. Em ralis, o piloto ainda é novato, mas já mostrou que vai dar trabalho. Em março, ficou em terceiro lugar na abertura do Mundial de Cross Country, foi terceiro também no Rally da Sardenha e primeiro na categoria 450cc no Rally do Marrocos, quinto na geral.

Esta não será a primeira vez que Chaleco López competirá no Brasil. O piloto participou do Sertões do ano passado, mas não terminou a prova e também esteve por aqui em 2003, para o Six Days, prova só para motos, realizada em Fortaleza (CE). Considerado pelos chilenos como o sucessor de Carlo De Gavardo, Chaleco lidera a categoria 450cc do Mundial, seguido pelo francês Laurent Lazard, que também participará do Rally dos Sertões. Lazard é franco-uruguaio, é piloto de rali desde 1998, e antes se aventurou em provas de motocross e de enduro. Também corre de KTM e neste ano fez seu primeiro Dakar, ficando em 32º na geral e quarto na categoria Marathon Open.

Outro estrangeiro é o polonês Jacek Czachor, de 43 anos, que está em quarto lugar na categoria 450cc no Mundial. Czachor é tetracampeão polonês de enduro (1989-92). Esta também será sua primeira participação no Rally dos Sertões. Mais um chileno completa o time de estrangeiro inscritos até agora para a 14ª edição da prova. É Jaime Prohens, que em 2005 competiu no Sertões e terminou em 25º na geral e em segundo na Marathon.

Também do Chile, teremos a participação de Andrés Tamm, que correu o Sertões 2005 e da França, Ludovic Boinnard, que participará do rali pela quarta vez consecutiva, estará na equipe ASW Racing, a mesma que receberá Gavardo. Boinnard já foi profissional de enduro na França e seu melhor resultado no Sertões foi o quarto lugar na geral em 2005.

A categoria Motos é subdividida em nove: Brasil até 450cc, Brasil Aberta, Marathon até 450cc, Marathon Aberta, Production até 450cc, Production Aberta, Super Production até 450cc, Super Produdiction Aberta e Quadriciclos.

Nesta edição, mais uma exigência do regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) foi incorporada: o uso obrigatório do Sentinel, aparelho que será instalado em todos os veículos e será utilizado na hora de fazer as ultrapassagens. O competidor que vem atrás aciona o aparelho e o que está na frente recebe um sinal luminoso e sonoro, e assim fica ciente de que tem alguém querendo passar. Além do Sentinel, os veículos também devem ser equipados com GPS, GPS Spy (introduzido no ano passado) e rádio HT/PY.

As inscrições para o Rally Internacional dos Sertões foram prorrogadas até dia 14 de julho. O valor para a categoria Motos é R$ 4.710 à vista. Neste ano, a prova terá um total de 3.878 quilômetros e passará pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Bahia.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e supervisionado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). O evento tem patrocínio da Ipiranga, Goodyear e Banco Real, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Go Music, Shopping Flamboyant, Webracing, Lubrizol, Sama, Yamaha, Carla Amorin, Rádio Eldorado e Rádio Interativa.

Dinho Leme, Tiago Mendonça, Fábia Renata e Ana Lúcia Moraes.

Dinho Leme Comunicação
Tel.: (11) 3045.0836
rpleme@uol.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 10, 2006

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