Foto: Pixabay

Rally dos Sertões é exemplo de preservação ambiental

Redação Webventure/ Parceiros

Além de ser o terceiro maior rali da América Latina e um dos maiores do mundo em número de participantes, o Rally Internacional dos Sertões destaca-se também em outros pontos. Desde 2001 a Dunas Race, empresa organizadora e promotora do campeonato, tem uma parceria com os Canastras, que é um grupo de pessoas que atuam diretamente com os cuidados ambientais das áreas por onde passa o rali.

Eles percorrem as trilhas percorridas pelos competidores e recolhem todos os tipos de detritos deixados pelo caminho, dentre pedaços de veículos, resíduos de comida e até óleo derramado no chão. Esta ação ajuda a deixar ainda mais lindas as paisagens por onde o Rally dos Sertões passa.

O grupo foi criado há mais de dez anos, quando amigos faziam turismo na Serra da Canastra , em Minas Gerais, e se reuniam para recolher o lixo deixado no local. Atualmente, os Canastras atuam no Rally dos Sertões com quatro pessoas e um carro, sendo que três seguem com o carro limpando as trilhas do rali e uma cuida do acampamento da competição, onde se concentram as equipes.

Segundo Thelson Junqueira Lemos, apoio dos Canastras e coordenador do acampamento, o objetivo do grupo é deixar tudo limpo, incentivar os participantes do rali a conviver com um meio ambiente puro e ter uma cultura de preservação da natureza. ”Enquanto os competidores disputam nas trilhas, nós, os Canastras, disputamos uma melhora crescente nesta conscientização dos participantes do Rally dos Sertões quanto ao meio ambiente”, destaca Lemos.

Nesta ação, a parte educativa também fica por conta das pastas, cartilhas e cinzeiros ecológicos, que são entregues às equipes e competidores. As equipes também são conscientizadas a depositarem todo o óleo trocado em um tambor deixado em um local determinado do acampamento. Posteriormente, todo o óleo acumulado é levado para reciclagem. Pilhas e baterias também recebem este cuidado especial. Existe um local em que os participantes do rali são orientados a jogá-los depois da utilização.

Em cada cidade por onde o rali e os Canastras passam, é contratado um grupo de ajudantes locais para o recolhimento dos lixos do acampamento. Depois da coleta, os resíduos também são levados para um local adequado.

“Anteriormente sentíamos que as pessoas nos viam como chatos quando pedíamos para não jogarem lixo no chão. Nunca se teve a cultura de agregar o valor ambiental à competição. Agora já conseguimos ver os participantes do rali entendendo e ajudando. Isso que faz o nosso trabalho dar certo”, ressalta Lemos.

Ele complementa dizendo que só na etapa da maratona no Jalapão os Canastras conseguiram recolher da trilha dois pneus de caminhão, uma tampa traseira de um veículo, plásticos, garrafas, materiais de sinalização e diversos pedaços de carros.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race. O evento tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga e Goodyear, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Go Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva. A prova é supervisionada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Tiago Mendonça, Fábia Renata, Ana Lúcia Moraes e Helena Matta.

Dinho Leme Comunicação
Tel.: (11) 3045.0836
rpleme@uol.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 31, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure