Foto: Pixabay

Deficiente físico realiza desafio no Rally dos Sertões em Regularidade

Redação Webventure/ Offroad

José Luís Pacheco: prazer no rali (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)
José Luís Pacheco: prazer no rali (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)

José Luís Pacheco compete na modalidade Regularidade (categoria Turismo) no Rally dos Sertões 2006. A bordo de sua Toyota Bandeirante, ele percorreu todo o roteiro do rali com uma diferença grande entre os outros competidores: é deficiente físico.

Assim como Paulo Polido, que também é deficiente e compete no cross-country, José Luís é uma pessoa determinada que, mesmo após sofrer uma queda do telhado, mostra que exemplos existem das ações executadas no dia a dia.

“Sou um privilegiado, pois as portas não se fecharam para mim. Tenho barreiras arquitetônicas, mas não com as pessoas”, comentou José Luiz. Ele nunca tinha participado de um rali, mas aceitou o desafio junto com o navegador Fábio Catalão e Kival Costa de percorrer os seis Estados brasileiros Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Bahia. Sua história com os carros de off-road vem desde os 16 anos quando viu uma Toyota Bandeirante e disse que um dia teria uma igual.

Qualidade de vida – Com 32 anos, José Luís não pára. “Era surfista e sempre fui atirado em tudo que fiz. Não tenho perfil para ficar atrás de uma cadeira de escritório. Eu gosto de aventura”, disse. No ano passado ele e mais dois deficientes físicos participaram do Projeto Percepções, que percorreu 30 mil quilômetros em 84 dias. O projeto foi vinculado no Fantástico da Rede Globo e foi realizado pelo CDI – Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro.

A ONG busca a qualidade de vida dos deficientes fazendo a recolocação no mercado de trabalho e também criando objetos especiais para quem tem necessidade especial, como cadeiras de rodas, apoio para digitação entre outros. No Sertões, o CDI entrou com o apoio para José Luiz. Na sexta etapa, que levou a categoria de Barra a Seabra, ambas na Bahia, José Luiz capotou e a Bandeirante teve sérias avarias.

Foi a solidariedade dos outros competidores ajudou o piloto a retornar a prova. No dia do acidente ele estava decepcionado, mas não desistiu da competição. “Minha meta agora é chegar a Porto Seguro”, declarou no dia. E ele conseguiu! Levou o veículo até o pórtico de chegada do Sertões, instalado na Passarela do Álcool. Todos fizeram muita festa pela determinação e garra de José Luiz.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 4, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure