André Azevedo gostou da manutenção do regulamento. (foto: Maindru/Divulgação)
Está descartada a hipótese de qualquer modificação no regulamento para os Caminhões no Rally Dakar de 2007. A decisão foi anunciada pela ASO, organizadora da prova, nesta semana. Assim, a ASO desistiu da idéia de criar a categoria Super Production, que já existe entre os carros e motos.
A intenção era evitar episódios como o deste ano, quando os quatro caminhões da equipe DAF foram desclassificados ainda nas verificações técnicas a fábrica holandesa não havia produzido as 15 unidades mínimas exigidas para a homologação do caminhão, e também não tinha em seu catálogo caminhões 4×4, não podendo assim ser caracterizados como caminhões de série, conforme exige o regulamento.
Atualmente, os caminhões são classificados em duas subdivisões: a TR4.1, para veículos de quatro rodas; e a TR4.2, com veículos de seis a oito rodas, com três a quatro eixos. As fabricantes Tatra, Renault, Hino, Iveco, Kamaz e MAN não concordaram com a criação da Super Production, fato que atenderia às necessidades da DAF.
Durante os diversos encontros realizados entre representantes das fábricas e os organizadores, no primeiro semestre deste ano, ficou clara a preocupação da maioria com o encarecimento que a nova categoria traria, além das diferenças desse caminhão para um original.
Único piloto brasileiro entre os caminhões, André Azevedo gostou do veto à Super Production. Se as regras fossem mudadas, nós teríamos que construir um novo caminhão, com um custo muito alto para nos mantermos competitivos, justificou.
O Dakar 2007 terá largada em 6 de janeiro, na cidade de Lisboa, em Portugal, e sua chegada está prevista para o dia 22 do mesmo mês, em Dakar, capital do Senegal.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 18, 2006