Foto: Pixabay

Spinelli e Vivolo vencem no Baja Montanhas, quinta etapa do Brasileiro de Cross Country

Redação Webventure/ Offroad

Equipe Salvini Racing ficou revoltada com o cancelamento da primeira especial (foto: Donizete Castilho)
Equipe Salvini Racing ficou revoltada com o cancelamento da primeira especial (foto: Donizete Castilho)

Nesse sábado (7), em Itupeva (SP), a dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, da equipe Mitsubishi Racing, faturou a vitória da quinta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2006. Defendendo o tricampeonato da competição, eles fecharam a etapa do Baja Montanhas com o tempo de 3h09min15, 30 segundos à frente de Mauricio Neves e Clécio Maestrelli, que fecharam com 3h09min46.

A dupla acumula 66 pontos na geral, após três vitórias nas cinco etapas disputadas. Além da prova de hoje, venceram também em Campinas (SP) e em Minas Gerais, no Rally das Geraes. Com esse resultado a dupla levou o tricampeonato da Copa Baja, após o segundo lugar no Baja SerrAzul, há três semanas.

A terceira colocação ficou com Reinaldo Varela/Marcão Macedo, com 03h15min, seguido por Ingo Hoffmann/Lourival Roldan, que marcaram 03h15min38 e Helena Deyama/Julio Arakaki com 03h21min16.

Correndo atrás do prejuízo – “Largamos em primeiro na especial, mas diante das condições da pista isso não representou uma vantagem. Não tínhamos referência de traçado e acabamos saindo três vezes da pista. Tivemos que correr atrás do prejuízo na segunda metade da prova”, explicou Guilherme Spinelli. “Felizmente, conseguimos fazer uma boa prova de recuperação e estamos contentes com essa vitória”, completou.

A vice-liderança do campeonato ficou com Ingo Hoffmann e Lourival Roldan, que com a quarta colocação somam 59 pontos, seguido por Reinaldo Varella e Marcos Macedo que chegaram a 51,5 pontos. Kléver Kolberg e Eduardo Bampi abandonaram a prova e não têm mais chances de brigar pelo título da temporada.

A definição pelo campeonato ficará para o Rally dos Amigos, sexta e última etapa da competição, que acontece no dia três de dezembro, na cidade paulista de Itatinga.

Já na categoria caminhões a vitória ficou com Amable Barrasa e José Papacena, seguido por André Azevedo e Maykel Justo e Alfredo Yahn e Rodrigo Khezan. Devido ao cancelamento de uma das especiais ocorreram diversas mudanças na prova, inclusive na liderança.

Uma má sinalização na planilha que induziu os pilotos ao erro, levou o cancelamento da primeira especial, pois apenas três equipes de caminhão, André Azevedo e Maykel Justo e Carlos e Guido Salvine, e uma de carro, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, seguiram exatamente o que estava e não erram o caminho. Caso não houvesse o cancelamento dos primeiros 23 quilômetros cronometrados, a vitória ficaria com André Azevedo e Maykel Justo seguidos pela família Salvini.

André Azevedo não ficou muito contente com a mudança. “Essa decisão penalizou as duplas que seguiram corretamente os dados da planilha, como indicam as regras de rali”, comentou. Outros descontentes com a decisão foram Carlos Salvini, o navegador Guido Salvini e o co-piloto Fernando Chwaigert, que garantiram o penta da copa Baja, mas foram prejudicados em relação ao Campeonato Brasileiro.

Prejudicados – “Temos o maior prazer em receber mais esse título da Copa Baja”, comentou Carlos. “É um absurdo o que estão fazendo. A planilha está lá para ser obedecida e se um participante acerta o percurso está claro que não havia erro. O que aconteceu foi que nossos colegas erraram o trajeto e, para não perderem pontuação, entraram com um recurso pedindo o cancelamento da especial”, disse o indignado Guido.

Caso não houvesse a mudança, o trio da equipe Salvini Racing ocuparia o segundo lugar na categoria e passaria à liderança do Brasileiro. Eles pediram uma revisão do ocorrido e dependendo da decisão vão entrar com recurso no Tribunal da CBA.

Problemas à parte, a competição se mostrou como uma ótima forma de treino para os navegadores. “A prova exigiu bastante atenção dos navegadores, tanto é que todas as demais equipes com exceção da nossa, do Salvini e do Guiga erraram uma das referências da planilha”, comentou André Azevedo. O navegador Maykel Justo partilhou da mesma opinião: “esta etapa do Brasileiro foi um bom teste para o Rali Lisboa-Dakar 2007, onde encontraremos muitas dificuldades na navegação”.

Baja Montanhas nos carros:
1º Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo 3h09min15
2º Mauricio Neves/Clecio Maestrelli 3h09min46
3º Reinaldo Varela/Marcão Macedo 03h15min00
4º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan 03h15min38
5º Helena Deyama/Julio Arakaki 03h21min16

Classificação Geral do Campeonato após 5 etapas nos carros:
1º Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo – 66 pontos
2º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan – 59 pontos
3º Reinaldo Varella/Marcos Macedo – 51,5 pontos
4º Kléver Kolberg/Eduardo Bampi – 47,5 pontos
5º Felipe Gianetti/Du Sachs – 41 pontos

Classificação Categoria Protótipos:
1º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan 69,5 pontos
2º Guilherme Spinelli/ Marcelo Vivolo 67 pontos
3º Kléver Kolberg/Eduardo Bampi 61,5 pontos

Classificação Caminhões:
1 – Amable Barrasa/José Papacena 3h32mi14
2 – André Azevedo/Maykel Justo 2h47min86
3 – Alfredo Yahn/Rodrigo Khezan 3h35min12
4 – Carlos Salvini/Guido Salvini/Fernando Sc 3h44min41
5 – Luciano Cunha/Luiz Durval 4h36min28

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 7, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure