Filetti (na frente) e Neumann remaram 70km (foto: Divulgação/ Ivan Storti)
Os canoístas Celso Filetti e Felipe Neumann completaram o desafio de 70 quilômetros remando em torno da Ilha de Santo Amaro na canoa havaiana OC2. Foram 40 quilômetros no mar e 30 quilômetros no rio, completando o percurso em 8h14, uma hora antes do planejado.
Fizemos a volta em condições favoráveis de tempo, maré e correnteza. Sem contratempos. O único momento difícil foi já na parte final do percurso, entre a Base Aérea de Santos e a travessia de balsas, no Porto de Santos, onde enfrentamos vento contra e ondulações desfavoráveis, aliados ao cansaço do esforço, contou afirmou Filetti.
O desafio foi auto-sustentável, ou seja, os canoístas não tinham barco de apoio e levaram suprimentos para todo o percurso. Os atletas fizeram uma única parada, na transição entre o mar e rio, em Bertioga. Fizemos a parte mais crítica e difícil, que é o mar, sem parar. Foram quatro horas de remadas contínuas, porém com um visual incrível e terapêutico, explicou Filetti.
Celso e Felipe remam juntos há um ano e meio e garantiram o título do Circuito Costa da Mata Atlântica (equivalente ao Paulista) e o vice-campeonato no Brasileiro de 2006. Remamos por 7h04, com uma velocidade média de 9,9 km/h. No total, com as paradas, foram 8h14. Usamos dois GPS para uma aferição dos dados mais correta, comentou o canoísta.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 19, 2006