Foto: Pixabay

Moradores de Mumbuca assistem cinema na Ação Social dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Moradora mostra artesanato com capim-dourado (foto: Divulgação)
Moradora mostra artesanato com capim-dourado (foto: Divulgação)

A equipe de Ação Social do Rally dos Sertões chegou à Mumbuca (TO), vilarejo da cidade de Mateiros, no Tocantins. É na Vila Mumbuca que nasceu o artesanato de capim dourado, que tem aparência, brilho e reluz como ouro. Dele se obtém as mais diferentes e belas formas como: bolsas, brincos, pulseiras, mandalas e chaveiros. Os moradores da Mumbuca são de origem negra e indígena, e desta mistura surgiu o artesanato desenvolvido no local. A vila compreende algumas casas de adobe e uma igreja ainda em construção. Não há saneamento básico e até pouco tempo também não havia telefone e energia elétrica.

A grande atração desta visita para a população local foi o evento “Cinema na Escola e na Comunidade”, já que grande parte dos moradores nunca tinha assistido a uma projeção na grande tela. No caso da Mumbuca, a população ficou acordada até a madrugada e assistiu a três títulos seguidos: “Vida de Inseto”, “Dois Filhos de Francisco” e “A História Sem Fim”.

Nesta terceira etapa, numa listagem de oito filmes, cada escola/comunidade elege um título, que sempre é exibido à noite, após o 1 dia de trabalhos da equipe de voluntários nos municípios. Antes da apresentação do filme escolhido, há ainda a apresentação de um vídeo das atividades realizadas pela Ação, com imagens das comunidades e das escolas, feitas durante as duas visitas anteriores aos locais.

No caso da Mumbuca, a apresentação aconteceu na área central do povoado, mas em outras localidades ela acontece na própria escola. O evento é realizado pela primeira vez este ano graças ao piloto Guilherme Rodrigues Alves, que disponibilizou gratuitamente todo o material para que o “Cinema na Escola e na Comunidade” acontecesse.

Voluntária – Uma voluntária do projeto de Microcrédito do Instituto Brasil Solidário também acompanha a equipe nesta viagem. Maria Nys é belga e estuda na Fletcher School, em Boston (EUA) e, juntamente com outros alunos da Universidade, pesquisa empreendedores de localidades do Brasil com potencial para adquirir crédito em condições especiais para a promoção ou o desenvolvimento de seus negócios, como é o caso da Vila Mumbuca. O projeto ainda está em fase de estudo e análise de viabilidade no país e busca parceiros interessados.

A Vila Mumbuca também foi beneficiada com a doação de alguns livros sobre técnicas de incentivo à leitura, complementares ao programa “Arca das Letras”, desenvolvido em comunidades quilombolas. Já na área ambiental, os voluntários iniciaram os trabalhos e conversas sobre o desenvolvimento de uma horta comunitária na comunidade.

O vilarejo foi contemplado com a Ação Social do Rally dos Sertões, mesmo não fazendo parte do roteiro da competição em 2006, pois havia sido visitado pelo projeto Trilha Brasil no ano de 2000. “Quando estivemos aqui, vimos a situação do povoado e queríamos trazer algo que realmente fizesse a diferença para estes habitantes. Apesar das grandes dificuldades para chegar, este ano pudemos trazer parte da equipe para fazer trabalhos nas áreas da saúde e da educação. Esperamos, através de programas de longo prazo neste local, melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, afirmou Luis Salvatore, coordenador geral do projeto.

Ponte Alta e Mumbuca, representantes das ações no Estado do Tocantins, receberam juntas cerca de 1200 kits escolares e 3700 livros. Na área médica, foram realizadas mais de 900 consultas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 15, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure