Tradicional troca de camisetas na pré-largada do Ecomotion/Pro (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
A mescla de largada noturna e a estratégia da maioria das equipes em não dormir na primeira noite de prova vai tornar o primeiro dia de Ecomotion/Pro bem puxado. Mesmo com uma prova longa pela frente, é praticamente um consenso entre as equipes que dormir na primeira noite representa um atraso. Vamos tentar aproveitar a tarde deste domingo para adiantar o sono, porque não vamos dormir na primeira noite. Vamos dormir apenas na segunda noite.O resto da não tem como prever muito, vamos ver o mapa e tentar programar alguns cochilos, adiantou Marcio Campos, da Motorola SOS Mata Atlântica.
Para quem está preocupado com horas de sono, o briefing da noite de ontem não ajudou. Marcado para as 21h30, teve uma hora de atraso, comercial dos patrocinadores, apresentação de música e dança além das informações importantes da prova. As equipes deixaram a Academia Militar Agulhas Negras (AMAN), perto da uma da manhã de hoje. Gostaria de dormir um pouco, mas do jeito que as coisas começam tarde aqui no Brasil não será possível, reclamou Robyn Benincasa, da equipe Merrel, uma das melhores do mundo.
Durante a prova não dá para fazer uma estratégia. Dormimos quando estivermos cansados, é preciso observar os companheiros de equipe e ver quando todos estão cansados, comentou a atleta americana. Nessa prova canoagem e navegação serão bem importantes. Esperamos estar entre os primeiros ao cruzarmos a linha de chegada, concluiu a atleta.
Sono na largada – O atleta e organizador de prova Sérgio Zolino vê mais dificuldade na largada noturna. Dá mais sono logo no começo da prova e torna o início mais puxado, já que nenhuma equipe deve dormir na primeira noite, comentou. Para ele, existem três ou quatro equipes gringas que são muito fortes e favoritas para a vitória. Mesmo assim, diversos brasileiros treinam o ano todo especialmente para o Ecomotion/Pro e podem surpreender.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: novembro 12, 2006