Nesta quarta-feira ocorrerá o lançamento do Guia para Criar e Implementar Reservas Particulares do Patrimônio Natural na cidade de Campo Grande (MS). O lançamento da publicação será feito pela Associação dos Proprietários de RPPN do estado, pela Conservação Internacional e pelo WWF-Brasil.
Além do caráter inédito, o guia apresenta dados históricos, informações sobre legislação e incentivos aos proprietários. Há também uma seção com contatos de instituições de apoio e dicas para elaboração do Plano de Manejo.
Palco do lançamento, o Hotel Vale Verde ainda receberá até sexta-feira o primeiro Encontro de RPPN do Mato Grosso do Sul, que reunirá proprietários rurais e de reservas privadas, além de representantes de organizações governamentais e não-governamentais que desenvolvem ações de conservação da biodiversidade.
“O guia oferece esclarecimentos sobre como criar uma reserva particular e também sobre como planejar o uso da área, estimulando aqueles proprietários que ainda não criaram reservas a fazê-lo”, afirma Laércio Machado de Souza, vice-presidente Repams.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma unidade de conservação prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e criada pela vontade do proprietário rural. Elas são fundamentais para o êxito na proteção do ecossistema pantaneiro. Só no Mato Grosso do Sul são 36 reservas particulares criadas e em processo de reconhecimento.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 28, 2006