Palmeirinha e Palu no Rally dos Sertões (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Após sua participação decepcionante no Rally Dakar 2006, quando seu carro quebrou ainda no quarto dia de competição, Palmeirinha voltará a disputar o Dakar em 2007, no entanto em condições diferentes. Desta vez o piloto irá correr a bordo de uma BMW X5 CC, como membro da New Dimension X-Raid, equipe oficial da montadora, e pela primeira vez terá como dupla o navegador português Filipe Palmeiro.
A equipe é mais estruturada, visa ter carros competitivos. Essa será a quinta participação do carro no Dakar, por isso é um carro com bagagem, o que diminui a chance de ter problemas, contou Palmeirinha. O piloto está muito animado com o novo carro e a boa estrutura da equipe, que terá cinco carros competindo na prova (duas BMW X5CC e três BMW X3CC).
Segundo o piloto, sua participação em 2007 é como se fosse a verdadeira estréia no Dakar, já que na edição passada passou pouquíssimo tempo na prova. Desta vez irá procurar ter o mínimo de problemas possível, assim o resultado acontecerá naturalmente. Sobre as expectativas para esta edição, Palmeirinha disse: o objetivo é ganhar, a expectativa é chegar. A colocação na prova depende de vários fatores, como eu conseguir controlar minha ansiedade e não ultrapassar meus limites.
Sobre as dificuldades que irá encontrar no deserto, o piloto disse que as dunas realmente serão um desafio. Eu apanhei muito até aprender a andar nas dunas. Hoje eu consigo fazer uma especial nas dunas, mas não consigo ser competitivo, contou. Para ele, o principal pesadelo são as dunas da Mauritânia.
Palmeirinha sem Palu – Por motivos profissionais, o navegador Luiz Palu não poderá acompanhar Palmeirinha no Dakar. O navegador está feliz com sua situação profissional, mas triste por não poder participar de uma prova tão importante. Todas as outras provas são muito boas, valem como experiência, são pesadas também e difíceis de fazer, mas o Dakar é o Dakar, né? É como fazer o Brasileiro e não ir para o Sertões, disse.
Palmeirinha apóia a decisão de Palu de priorizar sua profissão. Segundo o próprio piloto, o ideal seria ter o Palu como navegador, mas em primeiro lugar está o trabalho. O rali está em segundo plano. Sem Palu, Palmeirinha irá correr ao lado do navegador Filipe Palmeiro.
Palmeiro, 29 anos, é português e além de navegador, também é empresário. O navegador conquistou diversos títulos durante sua carreira, que começou em 2001. Em 2006 foi campeão do Challenge Nissan Spain e do Baja Aragon, além de ter conquistado o quinto lugar no Baja Portalegre 500.
O contrato de Palmeirinha com a equipe oficial da BMW vence no dia 31 de janeiro de 2007. O piloto pretende conseguir patrocínio para ao longo do ano poder participar do Mundial de Cross-Country, além do Sul-americano e o Brasileiro de Rali.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: dezembro 12, 2006