Região de Mata Atlântica (foto: Divulgação)
Foram reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, na semana passada, três novos Mosaicos de Unidades de Conservação da Mata Atlântica na região das Serras do Mar e Mantiqueira, são eles: Mosaico Bocaina, na região de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP); Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, na região serrana do Rio de Janeiro e Mosaico da Serra da Mantiqueira, composto por unidades de conservação de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os mosaicos são formados pela junção de diversas Unidades de Conservação. Os do Corredor da Serra do Mar têm o objetivo de contribuir para a gestão integrada das Unidades de Conservação, além da preservação e conservação da região. Para que fosse permitida a sua criação foi estabelecido, em 2005, um Projeto de Apoio coordenado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que contou com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF).
A estratégia utilizada pelo Projeto para que se viabilizassem os mosaicos foi a de contribuir com órgãos de gestão ambiental como proprietários de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs). A conservação do bioma da Mata Atlântica é prioritária, já que sua cobertura original foi reduzida a 8%. Nela, vivem 120 milhões de pessoa e está 70% do Produto Interno Bruto brasileiro.
Saiba mais sobre os mosaicos:
Área: 221.754 hectares
Municípios: 9
Unidades de Conservação: 10
Área: cerca de 445.615 hectares
Municípios: 37
Unidades de Conservação: 19
Área: cerca de 233.710 hectares
Municípios: 13
Unidades de Conservação: 22
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 19, 2006