O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da China pretende incluir o monte Everest (maior montanha do mundo, com 8.448 metros) na relação de lugares por onde passará a tocha olímpica. Geralmente, são escolhidas apenas cidades grandes e urbanizadas para receber a honraria.
Para fazer valer este plano audacioso, os chineses estão tendo de se mexer. A primeira providência é aumentar a taxa de permissão de escalada na face norte (localizada na China) para os dois próximos anos. Assim, diante do aumento, deverá haver diminuição no número de escaladores.
Tudo para evitar um grande número de escaladores nos 448 metros finais. “Acima dos oito mil metros só há uma rota para subir e, se houver muitas pessoas, o perigo aumenta”, justifica um dos responsáveis pelo projeto.
A segunda providência é trabalhar na criação de uma tocha especial, que queime mesmo a oito mil metros de altura, onde a incidência de oxigênio é mínima. Somente nos próximos meses o comitê chinês será capaz de responder com precisão se será capaz de fazer a tocha estar acessa no topo do Everest.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 16, 2007